Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Santa Bárbara d´Oeste

Apresentação do Projeto Ninho Musical 10 anos está disponível no youtube

Apresentação da Orquestra Filarmônica Ninho Musical, em comemoração aos 10 anos do Projeto Ninho Musical, no Teatro Municipal Manoel Lyra está disponível no Youtube

Este ano marca a comemoração do Projeto Ninho Musical, que é realizado pela Fundação Romi na Estação Cultural, desde 2010. Para celebrar a data, a Orquestra Filarmônica Ninho Musical, resultado do projeto,  realizou  uma apresentação aberta ao público e gratuita no Teatro Municipal Manoel Lyra no dia 28 de novembro.

Como a apresentação seguiu os protocolos de higiene e segurança, com um número reduzido de músicos, um total de 11 incluindo o maestro Paulo Bellan que é coordenador pedagógico do projeto,  e também com limite de espectadores, foi feita gravação na íntegra da apresentação, e está disponível no canal do Youtube no endereço youtube.com/FundacaoRomi.

O maestro Paulo Bellan, responsável pela regência da Orquestra Filarmônica Ninho Musical e coordenação pedagógica do Projeto Ninho Musical, fala como foi a apresentação  “Convidamos alunos e ex alunos que estiveram conosco durante esta caminhada dos 10 anos para integrarem a  Orquestra Filarmônica Ninho Musical”, conta o maestro Paulo Bellan. “Para esta apresentação, tão importante, foi planejado um repertório exclusivo para podermos comemorar com os participantes que estão conosco este ano, com  ex participantes, familiares e comunidade de Santa Bárbara d’Oeste e região. Ficamos felizes com o público que esteve presente no Teatro Municipal Manoel Lyra. Quem não pode comparecer, tem a oportunidade em assistir, na íntegra, a apresentação acessando o canal da Fundação Romi no Youtube”, conclui.

Realizado desde 2010 e tendo beneficiado mais de 1.000 pessoas, das quais muitas seguiram a profissionalização musical, outras despertaram-se para a arte das apresentações, outras ainda se satisfizeram em seus núcleos comunitários como instrumentistas, o projeto Ninho Musical vem se consolidando como importante mecanismo de promoção social através da música. Conta com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e é uma iniciativa da Fundação Romi.

 

Sob a coordenação do maestro Paulo Bellan, nos encontros os alunos aprendem desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência. Gratuito, por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos, quer tenham vivência ou sejam iniciantes, são inseridos no universo da música instrumental por meio de desafios, onde o aluno que sabe mais dá suporte ao que sabe menos, e a construção do conhecimento acontece de forma vivencial. Desde o início das recomendações de Distanciamento Social, o Projeto Ninho Musical teve suas aulas presenciais suspensas, que acontecem às terças-feiras e sábados na Estação Cultural da Fundação Romi. Para não comprometer a metodologia o maestro Paulo Bellan, coordenador pedagógico, realizou semanalmente encontros virtuais, através de plataformas on-line, com os alunos regularmente matriculados.