fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Entretenimento Santa Bárbara d´Oeste

Aprendizagem e currículo: O papel da escola na pandemia

Katia Stocco Smole e Débora Garofalo são as convidadas da LIVE do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi

 

A equipe de gestão educacional do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi realiza mais uma LIVE. O tema será “Aprendizagem e currículo: o papel da escola na pandemia”, com a participação de Katia Stocco Smole, diretora do Mathema, possui mais de 20 anos de atuação na área educacional e é ex-secretária de Educação Básica do MEC, e Débora Garofalo , gestora de tecnologias na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. O bate-papo está agendado para o dia 06 de agosto, quinta-feira, às 19 horas, com transmissão simultânea no canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi e página do Facebook do NEI (https://www.facebook.com/fundacaoromi).

A educação, mais uma vez, teve que se reinventar perante ao cenário atual. Mas, a inquietação que fica é o que fazer, e como, para garantir a continuação de aprendizagens significativas em tempos de pandemia? Com foco nas vivências e reflexões, a equipe de gestão educacional do NEI da Fundação Romi convida a todos para acompanharem a LIVE. “O novo cenário, junto às adaptações, trouxe vivências e oportunidades a serem compartilhadas com todos, para aprendizado e inspiração”, afirma a diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi Ericka Vitta.

Ericka Vitta destaca a escolha das convidadas para a LIVE Katia Stocco Smole e Débora Garofalo. “É significativo recebermos, para um bate papo online, a Katia Smole e a Débora Garofalo. Elas são referências na área da educação, com vivências incríveis, e poderão partilhar com todos”, diz Ericka. “Ouvi-las neste momento, com tantas adversidades, mas que nos trouxeram a oportunidade em poder ter outras perspectivas, é fundamental para que continuemos nosso trabalho na caminhada da educação transformadora. Também, toda comunidade poderá participar deste diálogo que será incrível”, complementa.

Katia Stocco Smole é Diretora do Instituto Reúna e fundadora do grupo Mathema, ex-Secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação) e conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação é doutora e mestre em educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela FEUSP, fez licenciatura e bacharelado em Matemática pela FFCL de Moema e cursos de aperfeiçoamento e especialização em Matemática no IME/USP.

Débora Garofalo é formada em Letras e Pedagogia com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Unicamp, cursando Mestrado em Educação pela PUC SP. Experiência de 15 anos na rede Pública de São Paulo. Atualmente é Gestora de Tecnologias da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, colunista de Educação Inovadora no Blog Redes da Editora Moderna, e colunista de Educação no UOL. Recebeu diversos prêmios importantes pelo trabalho desenvolvido na educação pública, Vencedora do Prêmio Professores do Brasil 2018, Vencedora da Aprendizagem Criativa Brasil do MIT 2019,  recebeu a medalha dos pacificadores da ONU. Em 2019 foi a primeira mulher brasileira e a primeira Sul Americana a chegar entre os top 10 do Global Teacher Prize, Nobel da Educação, sendo considerada uma das 10 melhores professoras do Mundo. É integrante da comissão em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Palestrante em grandes eventos nacionais e internacionais como: Brazil Conference, em Havard, EUA, École Polytechnique, 2019, França com temas relacionados a Tecnologias, Cultura Maker, Robótica com Sucata, Gêneros Digitais, Educação 4.0.

 A LIVE “Aprendizagem e currículo: o papel da escola na pandemia” será dia 06 de agosto, quinta-feira, às 19 horas, com transmissão simultânea no canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi e página do Facebook do NEI (https://www.facebook.com/fundacaoromi). Todos estão convidados e podem participar através de interações , por comentários, durante a exibição.

 

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning), no aprendizado baseado em equipes (TBL – Team Based Learning) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver inquietações, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, a preservação da história da cidade e região com o processamento técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa.  Tem na educação patrimonial, destinada para alunos da educação básica, a disseminação do conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários