Americanense vence I Torneio Regional de Xadrez


A Escola Técnica Estadual Polivalente e a Secretaria de Esportes de Americana organizaram na tarde terça-feira, 25/11, o I Torneio Regional de Xadrez. A competição disputada na escola americanense contou com a participação de 17 enxadristas de Americana e região.

 

O evento teve direção do árbitro da Fide (Federação Internacional de Xadrez) e professor da Escolinha de Xadrez da Prefeitura Alexandre Sigrist. Com inscrições gratuitas, o torneio teve a participação de 17 jogadores, que disputaram a competição em seis rodadas pelo sistema suíço de emparceiramento, no qual nenhum jogador é eliminado – todos disputam as seis rodadas.

 

Ao final, o vencedor foi o americanense Breno Costa Mancini, de apenas 13 anos, aluno do Colégio Objetivo e da Escolinha de Xadrez da Prefeitura de Americana, que somou cinco pontos, mesma pontuação de Francisco da Silva. Mancini levou o título por critério de desempate.

 

Em terceiro lugar, também da Escolinha de Americana, ficou Douglas Cruz, com 4.5 pontos. “A pontuação fracionada no xadrez se explica porque cada partida vale um ponto; em caso de empate, os jogadores dividem o ponto e cada um fica com meio”, explicou Sigrist.

 

O campeão levou troféu e medalha. Os segundo e terceiro colocados levaram medalhas especiais. Todos os demais foram premiados com medalhas de participação. No encerramento, durante a premiação, o diretor da ETEC Guilherme Mancini declarou a intenção de realizar a segunda edição do torneio, previsto para o início de 2016.

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas