Americana: Visando reduzir filas de espera, vereadores intermedeiam consórcio de saúde

Em busca de reduzir as filas de espera nas especialidades da rede pública de saúde de Americana, os vereadores Welington Rezende (PRP) e Maria Giovana (PC do B) se reuniram na manhã desta quarta-feira (17) com o superintendente do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas-Norte) Elcio Trentin, na sede do consórcio, em Holambra.

Os parlamentares foram conhecer detalhes dos serviços prestados pelo Cismetro, que atua em cinco municípios da região.

“É uma solução a curto prazo que estamos apresentando ao prefeito. Precisamos combater as filas de espera em especialidades como cardiologia, reumatologia, gastroenterologia, endocrinologia, dermatologia, psiquiatria e tantas outras. Os carros-chefes do consórcio são os diagnósticos, especialidades e plantões médicos, o que nossa cidade mais carece”, afirmou Rezende.

A ideia dos vereadores é a implantação de um consórcio no município. A tramitação de todos os procedimentos legais leva cerca de seis meses. Contudo, os vereadores sugeriram ao Cismetro a possibilidade de prestação de serviços emergenciais em Americana a fim de diminuir as filas de espera com médicos especialistas e dar fluidez à rede pública até a instalação do consórcio.

“Há especialidades cuja fila de espera é de quase 2 mil pessoas. É um cenário emergencial que o município vive”, destacou Giovana, presidente da Comissão de Saúde da Câmara.

Pelo consórcio, médicos podem ser contratados em regime PJ (Pessoa Jurídica) e clínicas especializadas em procedimentos como raio-x, ultrassom, mamografia e outros exames podem se credenciar e atender pacientes da rede pública.

Para avaliação da qualidade do atendimento – indicador priorizado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) – o consórcio realiza pesquisas de satisfação permanentes.

A alternativa apontada pelos vereadores é uma das saídas para a Prefeitura de Americana atender as demandas da Saúde sem extrapolar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Uma reunião entre o alto escalão do prefeito Omar Najar e representantes do Cismetro deve ser agendada para os próximos dias para a discussão da proposta.

Comentários

Notícias relacionadas