Americana: Verão chega neste domingo com o dia mais longo do ano

O Verão irá começar oficialmente às 20h03 deste Domingo, dia 21. No outro hemisfério da Terra os habitantes estarão vivenciando o início do Inverno. Isso nada tem a ver com a proximidade da Terra ao Sol, como muitos imaginam (apesar que, de fato, a Terra ora se aproxima do Sol, ora se afasta).

O fenômeno das estações do ano acontece em razão da inclinação do eixo de rotação da Terra de 23° 27 em relação ao plano de sua órbita, que faz com que, nesta época do ano, os raios solares incidam mais sobre o nosso hemisfério e menos sobre o hemisfério Norte. A partir deste Domingo, que traz o dia mais longo do ano – do nascer ao pôr do Sol serão 13h31min de claridade – gradativamente os dias se tornarão mais curtos e consequentemente as noites mais longas.

Posição da Terra no espaço durante o Solstício de Verão no Hemisfério Sul.

Em 20 de Março de 2015, por ocasião do Equinócio de Outono, a duração dos dias e das noites se igualará.

A estação do Verão irá durar precisos 88 dias, 23 horas e 42 minutos. Em nossa região o Sol nascerá neste Domingo às 6h18, e se porá às 19h50. A passagem meridiana ocorrerá às 13h04.

Para aqueles interessados em conferir se o seu signo está correto, saiba que no dia 21 o Sol estará na constelação de Sagitário. No 20 de Janeiro de 2015, o Sol entra na constelação do Capricórnio e fica por lá até o dia 15 de Fevereiro, quando vai para a Constelação de Aquário.

O fenômeno das estações do ano pode ser conferido em nossas próprias residências. É só observar que durante o ano o astro-rei ilumina de forma diferente o nosso lar, uma vez que ele faz caminhos diferentes no céu. É somente por ocasião dos Equinócios – entrada do Outono e da Primavera – que o Sol nasce exatamente a Leste e se põe exatamente a Oeste.

A chegada do Verão trás noites propícias à observação dos astros. Nesta época pontificam belas constelações como o Gigante Guerreiro Órion, o Touro, os Cães Maior e Menor, a estrela mais brilhante do céu, Sírius, entre outras. O planeta que está em evidência é Júpiter, que nasce no final da noite no horizonte Leste e domina toda a madrugada.

EM AMERICANA

O OMA (Observatório Municipal de Americana), órgão da Secretaria de Cultura e Turismo estará fechado para visitação pública até a segunda semana de Janeiro de 2015. Desde que sofreu um incêndio no dia 08 de Outubro p.p., as atividades foram seriamente comprometidas, mas, mesmo assim, não foram paralisadas. Durante este recesso a equipe do OMA estará realizando reparos e serviços de manutenção no telescópio principal do Observatório, o que ocorre anualmente, e ajustes em um novo telescópio conseguido por empréstimo, afim de repor outro instrumento perdido por ocasião do incêndio.

Maiores informações podem ser obtidas pelo fone (19) 3407.2985.

Contato do autor:

Carlos H. A. Andrade – astrônomo do OMA (19) 99156.063

Comentários

Notícias relacionadas