Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Americana tem 16 casos suspeitos e recebe confirmação de paciente em São Paulo

A vigilância epidemiológica recebeu a confirmação, nesta terça-feira (24) de um resultado positivo para coronavírus de um morador do município, cujo caso foi contabilizado em São Paulo, por também ter residência naquele município. O paciente, um homem de 41 anos, começou a apresentar dores pelo corpo no dia 16 de março, sendo que no mesmo dia ele viajou para a Capital. Ele então procurou o Hospital Samaritano da capital e foi submetido a exames de diagnóstico por imagem, que detectaram inflamação pulmonar.

 

Ao ser submetido ao teste para Covid-19, de um laboratório particular, o paciente teve confirmada a doença. Em seguida, a equipe médica do Samaritano encaminhou amostra de sangue ao Instituto Adolfo Lutz, para uma contraprova, que também atestou o diagnóstico.

 

O Hospital Samaritano de São Paulo informou que o paciente está em isolamento, vem recebendo medicações e que seu quadro clínico é estável. Assim que receber alta médica ele deverá permanecer em isolamento domiciliar, conforme as recomendações médicas.

 

De acordo com a vigilância epidemiológica, ele havia fornecido ao hospital um endereço de residência de São Paulo, razão pela qual a notificação do caso foi confirmada somente agora. “Apesar de ter sido notificado em São Paulo, o caso também é considerado nosso [de Americana], porque o paciente reside e começou a apresentar os sintomas aqui na cidade”, esclareceu a coordenadora da vigilância epidemiológica, Simone Maciel.

 

A vigilância informou ainda que o sogro deste paciente, um homem de 71 anos, também morador de Americana, encontra-se hospitalizado em São Paulo, com suspeita da doença e, o que poderá ser o segundo caso de Covid-19 do município, se por ventura confirmar a doença. O caso continuará sendo acompanhado pelo órgão municipal nos próximos dias.

 

Mais suspeitos

 

Em novo boletim dos casos suspeitos de coronavírus em Americana, a vigilância epidemiológica divulgou três novos casos notificados. Trata-se de um homem de 27 anos, profissional de saúde e que se encontra em isolamento domiciliar; os outros casos são de um bebê de quatro meses, sexo feminino, morador do Parque Novo Mundo e um menino de dois anos, sendo que ambos permanecem internados em um hospital particular do município.

 

As autoridades municipais reforçam o alerta para a situação de quarentena, decretada pelo governo estadual e pede para que a população permaneça em casa. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os casos gripais leves devem ser tratados em casa com uso de antitérmicos, como dipirona e paracetamol. A procura pelo serviço médico somente deve ocorrer nos casos em que o indivíduo apresenta febre e dificuldade respiratória, além dos sintomas clássicos da gripe, como dores pelo corpo, coriza, dor de garganta e dor de cabeça.

Comentários