Americana: Seminário aborda segurança pública e drogas

O 1º Seminário sobre Segurança Pública e Drogas – Da Prevenção à Repressão, reuniu na manhã desta sexta-feira (21/11), no Colégio Objetivo, cerca de 300 pessoas, entre alunos e representantes da Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar de Americana. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas (COMAD), da Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano.

 

Segundo o presidente do COMAD, Tadeu Leite, por meio do Seminário, foram repassadas e atualizadas informações das polícias sobre os trabalhos realizados no município na área de segurança e combate às drogas. “Já abordamos a questão da saúde e tratamento, agora estamos discutindo segurança, prevenção e repressão. A repressão envolve a prevenção quando se combate o crime. Queremos levar o debate e a discussão junto à sociedade”, explicou o presidente do COMAD.

 

O delegado seccional, doutor Roberto José Daher, parabenizou o COMAD e a prefeitura pela iniciativa do evento. “Considero que o problema das drogas é um dos maiores que a sociedade enfrenta hoje. Do tráfico de entorpecentes, recorrem muitos crimes e precisamos combatê-los de forma efetiva”.

 

Para o tenente-coronel, Marcelo Amaral de Oliveira, as leis deveriam ser revistas, visando maior punição aos traficantes. “Se não unirmos forças, vamos perder esta guerra. Por isso, é necessário continuarmos este trabalho em conjunto, polícias e toda a sociedade. Fazemos flagrantes de tráficos todos os dias e prendemos os traficantes, mas são soltos no mesmo dia, pois a lei é fraca. Precisamos de leis mais duras e devemos cobrar dos nossos deputados esta mudança”.

 

O resgate do diálogo entre os familiares, visando a prevenção às drogas, foi ressaltado pela presidente do Conselho de Saúde, Ruth Alves. “Precisamos resgatar o amor, o carinho e o diálogo na família. A prevenção começa no lar, com exemplos bons e informações corretas passados para nossos filhos e netos”.

 

Também participaram do Seminário, o secretário adjunto de Ação Social, Samuel Marucci, a coordenadora de Saúde Mental, Graziela Cia de Faria, o secretário adjunto de Segurança Pública, Edmar Gomes, Ariel Nicolai, representando a Guarda Municipal, entre outros convidados.

 

 

Fotos: Marilia Pierre

 

 

Comentários

Notícias relacionadas