RMC 

Americana realiza a 6ª edição da Semana da Juventude


Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, dia 12 de agosto, a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Esportes, Unidade de Juventude e do Conselho Municipal da Juventude, realiza de 12 a 21 de agosto, a Semana da Juventude. A abertura oficial foi realizada nesta manhã, 12/08, no Auditório Villa Americana, no Paço Municipal. Estiveram presentes o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Bruno Santos, secretário de Esportes, Edilson Bissoli, o vice-prefeito, Roger Willians, o subsecretário de Cultura, Antônio Roberto da Silva, o subsecretário da Unidade da Juventude, Juliano Astolfi, e a representante da ServBrasil, Cláudia Dalmati.

Com o objetivo de envolver milhares de jovens, a Semana da Juventude promove em dez dias atividades de caráter cultural, esportivo, além de palestras educativas sobre sexualidade, combate ao uso de drogas e álcool. As atividades são todas gratuitas e estão divididas em cinema, música, hip hop, graffitti, skate, parkour, slackline, dança, karatê, jiu-jitsu, capoeira, zumba, teatro e palestras. A Semana da Juventude foi criada pela lei 5.113, em 23 de novembro de 2010, visando atingir os jovens de 15 a 21 anos.

De acordo com o subsecretário da Unidade de Juventude, Juliano Astolfi, a organização optou por descentralizar as ações das atividades sem a necessidade de deslocamento para a área central da cidade. “A Semana da Juventude é um momento de valorizar o jovem e também o trabalho de cada ONG que dá um pouco do seu tempo para colaborar com o crescimento dos jovens. O tempo é importante, passa rápido e para esses jovens, cada segundo deve ser aproveitado da melhor maneira”, frisou.

O vice-prefeito Roger Willians destacou a importância do evento pela participação dos jovens incentivando o envolvimento de todos nas atividades de lazer, cultura e conscientização quanto ao consumo responsável de bebidas alcoólicas.

No total, nove bairros recebem os eventos da Semana da Juventude. As praças da Fraternidade, Jardim da Paz; Comendador Muller, Centro; e Praça Vinicius de Moraes no bairro Antônio Zanaga, além das escolas dos bairros Jaguari, Jardim São Roque, Vila Medon, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim São Paulo, Colina e Antônio Zanaga são os pontos de encontro dos participantes do evento.

A Semana da Juventude tem o apoio da Associação CervBrasil. Mais informações acesse Facebook.com/UnidadeJuventudeAmericana.

Confira a programação da Semana da Juventude:

Dia 12/08 – Sexta-feira
9h – Cerimônia de Abertura da Semana da Juventude – Auditório Villa Americana
19h – Unisal – Fórum: Periferia ou Centro: Participação política, Educação e Direito Social.

 

13/08 – Sábado
10h às 13h – Praça Comendador Muller – Atividades esportivas e culturais (karate, dança, teatro, poesia, música)

 

14/08 – Domingo
12h às 17h – Jaguari – Rua Tom Jobim – Atividades esportivas e culturais (hip hop, graffiti, skate, parkour, karate)

 

15/08 – Segunda
08h – Escola Estadual Prefeito Antônio Zanaga – bairro Antônio Zanaga – Palestra educativa sobre sexualidade com Fernanda Marciano.

 

16/08 – Terça-feira
09h – Escola Estadual Dr. Heitor Penteado – Centro – Palestra Educativa sobre prevenção ao uso de drogas e álcool com o Palestrante França – Atividades de Karatê.
19h30 – Escola Estadual Prefeito Antônio Zanaga – bairro Antônio Zanaga – Palestra educativa sobre sexualidade com Fernanda Marciano.

 

17/08 – Quarta-feira
13h – SOMA – Coaching com Rogério Menossi

19h – Society do Paulinho – Jd. Nossa Senhora Aparecida Palestra: Amor Exigente – Daniela / Zumba com a professora Evelin Formigoni

 

18/08 – Quinta-feira
9h – Escola Estadual Monsenhor Nazareno Maggi – Jardim São Paulo – Palestra Educativa sobre prevenção ao uso de Drogas e Álcool com o Palestrante França

 

19/08 – Sexta-feira
13h às 17h30 – Escola Estadual Professor Marcelino Tombi – Jardim São Roque – Palestra educativa sobre sexualidade com Fernanda Marciano – Karate – Oficina de Skate
19h – Polivalente – Palestra Divina Bertalia

 

20/08 – Sábado
08h às 11h – Centro Cívico – Treino Funcional com o professor Vitor
11h – 12h30 – Centro Cívico – Futebol da Juventude
15h – Copa de Futebol no Campo do Guanabara
19h às 22h – Jardim da Paz/Praça da Fraternidade – Cinema na Praça

 

21/08 – Domingo
9h às 17h – Praça Vinicius de Moraes – Atividades de Skate, hip hop, slack line, parkour, corte de cabelo, design de sobrancelha, massagens, karatê, capoeira, poesias e música.

 

Unidade de imprensa: Ariel Ferreira

Fotos: Marilia Pierre

Comentários

Leia também...