Americana: Prefeitura realiza campanha contra tuberculose

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza entre os dias 02 e 15 de março a Campanha de Busca de Sintomático Respiratório, que marca a passagem do Dia Mundial na Luta Contra Tuberculose, celebrado em 24 de março. A ação visa orientar a população e detectar novos casos de tuberculose no município.

A campanha será realizada nas 22 unidades básicas de saúde (UBS); Pronto Atendimento Parque Gramado (PA); Serviço de Atendimento Especializado (SAE); Centro de Atenção Psicossocial “Arte e Vida” (CAPS); Centro de Atenção Psicossocial Infantil  “Larissa de Almeida” (CAPSI); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSAD), Unidade de Atendimento Domiciliar (UAD), Centro de Detenção Provisório (CDP),  hospital psiquiátrico, instituições de longa permanência para idosos e  casas de recuperação para dependentes químicos.

Pessoas que apresentarem tosse há mais de 3 semanas devem procurar uma das unidades de saúde para avaliação. O atendimento é gratuito e estará disponível de segunda a sexta feira, das 7h30 ás 16h30.

A secretária de Saúde, drª Mirella Povinelli, explica que a campanha visa identificar pessoas que apresentam os sinais da doença e, assim, diagnosticar novos casos em fase inicial. “Durante o período de campanha, as pessoas que procurarem as unidades de saúde serão orientadas a fazer a coleta de escarro. Todas as UBS da cidade estão preparadas para fazer o exame de diagnóstico e dar orientações sobre a doença”, afirmou.

O exame de baciloscopia (escarro) é simples e necessário para o diagnóstico de tuberculose. Os casos positivos serão encaminhados para acompanhamento e tratamento no Ambulatório Municipal de Controle da Tuberculose, que mantém um trabalho permanente.

“O tratamento é gratuito com acompanhamento mensal com médico especialista, e a medicação está disponível na rede pública (antibióticos). Ele interrompe a transmissão para outras pessoas e garante a cura da doença, na maioria dos casos, no prazo de seis meses, se seguido corretamente”, completou doutora Mirella.

Treinamento – Para que a campanha atinja os objetivos e seja bem-sucedida, a Secretaria de Saúde promoveu um treinamento a todos os profissionais de enfermagem da rede pública municipal, nos dias 25 e 26 de fevereiro.

Hoje (07), foram capacitados técnicos e responsáveis por instituições que cuidam de idosos e de dependentes químicos, que apresentam grande suscetibilidade à doença. O principal intuito é envolver essas pessoas na campanha contribuindo, assim, para maior controle da doença.

 

Fotos: Marilia Pierre

Comentários

Notícias relacionadas