Americana: Prefeito Paulo Chocolate iniciou teste para criação da ciclofaixa

O prefeito Paulo Chocolate e o secretário de Esportes de Americana, Odair Dias, iniciaram os testes para a implantação da ciclofaixa no município. A primeira avaliação foi realizada na na Avenida Brasil, na manhã de ontem(27). O objetivo é proporcionar lazer, entretenimento e incentivar o uso da bicicleta.

“Esse é um projeto para melhorarmos o trânsito de nossa cidade e, através da ciclofaixa, oferecer uma melhor qualidade vida. Além do passeio familiar sobre duas rodas, o projeto visa conscientizar a população sobre o importante uso da bicicleta como meio de transporte”, explicou o prefeito de Americana, que chegou na Avenida Brasil pedalando. O teste foi acompanhado pelos secretários Silvio Brito (Transportes e Sistema Viário), Oséias Sass (Governo), José Odécio de Camargo Junior (Desenvolvimento Econômico), Luis Antonio de Souza Neto (Meio Ambiente), vereadores, representantes do DAE e Guarda Municipal, entre outras autoridades.

“Temos um problema muito sério em Americana que é o trânsito. Temos também o problema da mobilidade urbana, sendo necessárias medidas emergenciais. Entre tudo isso, uma solução que a gente encontrou é implantar a ciclofaixa. Durante alguns dias vamos colocar os cones, para que seja desenvolvido pela Secretaria de Transportes e Sistema Viário o impacto gerado no trânsito, fazendo com que cada vez mais tenhamos pessoas caminhando e andando de bicicleta”, explicou o comandante do esporte americanense. O objetivo é criar a ciclofaixa na tarde de sábado e durante o domingo pela manhã, podendo se estender até no final do dia. “Nos finais de semana, o DAE fará a hidratação dos ciclistas e a Guarda Municipal será responsável pela orientação dos motoristas”, ressaltou Odair Dias.

As ciclofaixas oferecem segurança aos ciclistas, tendo sinalização própria, onde a avenida será pintada e demarcada com cones, que fazem a separação entre a faixa dos ciclistas e a dos carros, onde a velocidade máxima da pista é reduzida – tudo para evitar acidentes e fazer com que o ciclista encontre tranquilidade para pedalar. “Vamos realizar demarcações necessárias. Isso vai dar um grande resultado, melhorando o trânsito de Americana”, comentou o secretário de Transportes e Sistema Viário.

O prefeito aproveitou para adiantar que nos próximos dias estará anunciando um convênio em prol da ciclofaixa. “Dentro de alguns dias estaremos finalizando um convênio com 100 bicicletas, que ficarão disponíveis para a população nas principais avenidas de Americana e de forma gratuita”, finalizou Paulo Chocolate. Além da Avenida Brasil, o objetivo é levar a ciclofaixa para as avenidas da Saúde, Campos Salles, Cillos, Abdo Najar e Cecília Meireles.

 

Prefeitura de Americana

Comentários

Notícias relacionadas