Americana lança Supercopa Skimoni de Futebol de Base

Fotos: Maira Scavacini

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, e a empresa Skimoni, lançaram na tarde desta quarta-feira (01/07), na sede da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), a 1ª Supercopa Skimoni de Futebol de Base, que acontecerá de agosto a dezembro de 2015. Organizada pelos Clubes Amadores de Base de Americana em parceria com a Secretaria de Esportes, o evento terá o patrocínio da Skimoni. Essa é a primeira vez que a iniciativa privada será responsável por custear todo o campeonato de base de Americana.

O prefeito Omar Najar agradeceu a Skimoni pelo apoio e ressaltou a importância do evento para as crianças. “Fiquei muito feliz com esta parceria que envolve as crianças. É importante este tipo de incentivo promovendo o esporte. Agradeço pelo apoio e parabenizo a Skimoni pela iniciativa. Esperamos que mais projetos possam ser promovidos e recebam incentivos também”, disse Omar Najar.

Para realizar a Supercopa, a empresa Skimoni investirá aproximadamente R$ 100 mil (R$ 40 mil apenas com arbitragem). “Quando a Secretaria de Esportes me apresentou o projeto, aceitei no mesmo instante patrociná-lo através da Skimoni. Acredito que a base é essencial na boa formação do indivíduo. Esses meninos veem no esporte uma oportunidade de futuro. Eu vejo neles o futuro de nossa cidade”, afirmou César de Souza, diretor da Skimoni, empresa de sorvetes instalada em Americana desde 1966.

Sem o investimento em campeonatos para a categoria de base, já que em 2014 não houve a realização do mesmo, os clubes se uniram e procuraram a Secretaria de Esportes em busca de uma alternativa, solicitando o apoio na realização do evento. O secretário de Esportes e sua equipe enxergaram na iniciativa privada uma saída inteligente para que os campeonatos fossem retomados, através de um projeto estruturado, atendendo aos anseios dos Clubes Amadores.

“Montamos um projeto social que beneficia mais de mil crianças em fase de desenvolvimento, nossa sociedade e o esporte de maneira geral. Procuramos a iniciativa privada para poder financiá-lo, já que, como todos sabem, não temos verba neste momento. Acreditamos muito nesta parceria público/privada em benefício da população”, explicou o vice-prefeito e secretário da pasta de Esportes, Lazer e Juventude de Americana, Roger Willians.

A 1a Supercopa Skimoni de Futebol de Base será disputada pelas categorias Masculino Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16. Uma das novidades da competição fica por conta da comissão de arbitragem, que será comandada pelo árbitro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o americanense José Henrique de Carvalho.

Supercopa – O campeonato será realizado nos campos de futebol de Americana e envolverá mais de 1000 pessoas, entre jogadores, profissionais dos clubes, e arbitragem, em 136 jogos. As finais serão no estádio Décio Vitta e, provavelmente, serão apitadas por um árbitro da FIFA. A 1a Supercopa Skimoni de Futebol de Base será disputada pelos clubes do Colorado EC, Guarani, Adia, Jardim Ipiranga, Rio Branco Eterno, Unidos do Cordenonsi, Camisa 10, Morada do Sol, Parque Gramado e Jardim América 2.

Na primeira fase, as 10 equipes estarão divididas em dois grupos, que jogarão entre si em um turno único. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam à próxima fase. Já na segunda fase, as equipes classificadas serão divididas, novamente, em dois grupos, desta vez, com quatro equipes cada chave, jogando entre si em um turno único. As quatro melhores vão às semifinais para decidir a vaga para a grande final no Estádio Décio Vitta.

A Disputa:

O campeonato será dividido em duas fases. Na primeira participarão 10 equipes, divididas em dois grupos, que jogarão entre si em um único turno. Serão classificadas para a próxima fase as quatro melhores colocadas de cada grupo.

Já na segunda fase, as equipes serão classificadas em dois grupos com quatro equipes cada e jogarão entre si em um turno único. As quatro melhores vão às semifinais para decidir a vaga para a grande final no Estádio Décio Vitta.

Acompanhe como foi o sorteio dos grupos:

Chaveamento

Grupo A:

Guarani

Adia

Rio Branco Eterno

Jardim América 2

Camisa 10

 

Grupo B:

Parque Gramado

Atlético Ipiranga

Colorado EC

Morada do Sol

Unidos da Cordenonsi

 

Também participaram da solenidade de lançamento da Supercopa, o fundador da Skimoni, Alcino Carlos Souza Filho, Rogério Panhoca, representando os Clubes participantes, o secretário adjunto Edison Fassina, o subsecretário da Juventude, Thiago Brochi, o subsecretário de Esportes, Emerson Grilo, entre outros convidados.

 

 

Comentários

Notícias relacionadas