Americana é contemplada com Centro de Formação Esportiva de Judô


Americana foi oficialmente contemplada pelo Governo do Estado de São Paulo com a instalação de um Centro de Formação Esportiva de Judô. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, 17/06, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, pelo governador Geraldo Alckmin.

O vice-prefeito e secretário de Esportes, Roger Willians, e o subsecretário da Juventude, Thiago Brochi, acompanharam o anúncio oficial. “Essa é uma grande conquista para o esporte de Americana. Quem ganha com isso são os munícipes e os praticantes de judô. Estou super feliz por fazer parte deste momento importante para a modalidade de nossa cidade”, comemorou o chefe da pasta.

O treinador de Judô, Edson Santos, e o professor Anderson de Lima, um dos responsáveis pela modalidade, e que também acompanharam o anúncio oficial, comemoraram a conquista. “O centro de formação esportiva atingirá o objetivo da Secretaria de Esportes de Americana, pois é um trabalho exclusivo para as categorias de base, priorizando a revelação de atletas e formação de cidadãos”, afirmou Santos.

O Centro de Formação Esportiva de Judô visa preparar atletas para o Centro de Excelência Esportiva, outro projeto do Governo do Estado de São Paulo, que realiza um trabalho com atletas de alto rendimento. O programa de formação atenderá cerca de 50 crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 14 anos.

Além das aulas e subsídios aos professores, o Governo do Estado de São Paulo fornecerá material esportivo (kimono) para todos os alunos, lanches e transporte para as competições gratuitamente. A contrapartida da Prefeitura de Americana será a cessão de espaço físico no bairro Jardim São Paulo, que será providenciado nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Esportes, e auxilio médico. O contrato de parceria é válido até o dia 31 de dezembro e prorrogável por mais um ano.

“Há tempos a cidade pleiteia esse centro, e com uma junção de forças, desde a participação do deputado Cauê Macris ainda em 2013 junto ao governo, foi possível realizar esse antigo desejo de todos os envolvidos na modalidade. Agradeço ao (governador) Geraldo (Alckmin) e ao secretário estadual de Esportes Jean Madeira por atender ao pedido dos nossos professores, especialmente o sensei Edson (Santos)”, afirmou o secretário de Esportes de Americana.

Na próxima semana, Anderson de Lima e Edson Santos estarão na Federação Paulista de Judô (FPJ), entidade conveniada com o governo estadual e uma das responsáveis pela vinda do centro a cidade de Americana, para definir a data de início do programa.

Atendendo ao pedido dos dois professores americanenses, os judocas medalhistas olímpicos Rogério Sampaio – ouro em Barcelona 1992 – e Henrique Guimarães – bronze em Atlanta 1996 -, que estavam no Palácio dos Bandeirantes durante o anúncio oficial, estarão presentes no lançamento do Centro de Formação Esportiva de Judô em Americana.

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas