Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Americana é a melhor no ranking de gestão ambiental paulista da RPT

Americana é campeã no ranking de gestão ambiental paulista entre as cidades da Região do Polo Têxtil (RPT). A cidade conquistou a 24º posição do Estado, se destacando no Ranking Ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA) de 2016. O resultado positivo, divulgado na última quinta-feira (8/12) pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, foi comemorado pela prefeitura e proporcionará ao município incentivos na execução de políticas públicas de sustentabilidade.

O Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de melhorar a qualidade ambiental do Estado, por meio da realização de ações previstas em uma agenda ambiental. No fechamento do ciclo, os desempenhos dos municípios são avaliados, sendo divulgado o Ranking Anual Estadual de Qualidade Ambiental que, entre outros benefícios, prevê a liberação de verbas através do FECOP – Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, explica a interlocutora do programa em Americana e coordenadora de Educação Ambiental e do Programa de Combate a Poluição Visual, da Secretaria de Meio Ambiente, Katia Cristina Mansette Birke.

Com o cumprimento de todos os critérios de avaliação do programa, realização de inúmeras ações em prol do meio ambiente e união de todas as secretarias, Americana conseguiu 90,56 pontos e a 24° posição em todo o Estado. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 623 participaram do programa este ano.  Americana teve melhor desempenho na gestão ambiental que 599 municípios.

O secretário de Meio Ambiente, Eraldo Camargo, avaliou o resultado e lembrou da luta de todas as secretarias e parceiros na conquista do Selo VerdeAzul. “O resultado de Americana no Ranking Ambiental do Programa do Município Verde Azul foi excelente, sendo a primeira cidade em gestão ambiental na RPT. Para cumprir a agenda ambiental é necessária a elaboração de, aproximadamente, 94 ações intersetoriais envolvendo todas as pastas da Administração, sendo que Americana realizou todas as ações previstas”, disse o secretário de Meio Ambiente.

Além das ações previstas na agenda ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente realizou cerca de 100 ações junto à população através dos seus diversos projetos de Educação Ambiental em andamento, atingindo um  público alvo de  82.781 pessoas. As ações e projetos desenvolvidos são: Projeto Comemorando e Preservando; Projeto Preservando e Reciclando nas escolas; Exposição Itinerante “Maquete Sustentável”; Plantios; Ações com Universitários; Palestra em empresas; Ações de Educação Ambiental com a população; Ações com motoristas; Ações  de Educação Ambiental, aliados ao Mutirão de Limpeza realizado pela Secretaria de Obras, Meio Ambiente, Saúde, Defesa Civil e Gama – Guarda Municipal de Americana.

No ano passado, a cidade ficou na condição de pré-certificada, porém, foram realizadas todas as ações previstas na agenda ambiental, conseguindo nota máxima em quase todas as outras diretivas, segundo a interlocutora do Programa Município VerdeAzul. “Seríamos muito bem colocados, mas como o quesito esgoto é fator classificatório, ficou prejudicado o desempenho do município frente ao programa. “Mas não desistimos, continuamos a trabalhar com a mesma determinação de sempre, acreditando no nosso município. Tivemos muitas dificuldades, existem  muitas cidades que possuem condições financeiras para investir nas ações e diretrizes do programa. Realizamos todas as ações sem gastar nada, somente com a garra, muito trabalho e amor pelo nosso município. O diferencial foi a persistência e a união através da parceria  e colaboração de todas as pastas da administração’, concluiu Kátia.

 

Unidade de Imprensa

Texto: Daniela Alves

Fotos: Divulgação

Comentários

Dennis Moraes