Americana: Duzzi propõe criação da campanha “Pense Azul” de prevenção ao câncer de próstata

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Valdecir Duzzi (SDD), protocolou na secretaria da Casa um projeto de lei em que dispõe sobre a criação da campanha “Pense Azul” de prevenção ao câncer de próstata.

Na propositura, o parlamentar estabelece que a campanha seja realizada anualmente durante todo o mês de novembro. De acordo com o projeto de lei, o “Pense Azul” deverá contar com calendário de atividades informativas, culturais e sociais referentes à conscientização sobre a necessidade de realização de exames e prevenção ao câncer de próstata.

A proposta estipula ainda a iluminação na cor azul de prédios públicos como a prefeitura, Câmara Municipal, secretarias, praças e Avenida Brasil, de maneira similar ao que ocorre com a campanha “Pense Rosa” de prevenção ao câncer de mama, que ocorre anualmente em outubro.

De acordo com Duzzi, a campanha “Pense Azul” surgiu na Austrália em 2003, e tem obtido resultados positivos onde é realizada. O parlamentar lembra que o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente em homens. “A última estimativa apontou cerca de 1,1 milhão de casos novos no ano de 2012. Com o aumento da expectativa de vida mundial, é esperado que o número de casos novos de câncer de próstata aumente cerca de 60% até o ano de 2015”, afirma.

O parlamentar acredita que a campanha irá possibilitar o aumento da informação sobre a doença e consequente procura por exames preventivos. “O mês de conscientização será oportuno para, além de despertar a atenção dos cidadãos americanenses com a iluminação dos prédios públicos, divulgar e conscientizar todos os homens da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, conclui.

O projeto será encaminhado às comissões permanentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.

Comentários

Notícias relacionadas