Americana: Começa o inverno e OMA realiza observações de constelações


Na tarde de ontem (21), mais precisamente às 13h38, começou o inverno, trazendo dias mais frios, mais claros, a noite mais longa do ano, menos chuvas e aumento das noites propícias à observação do céu. A Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do OMA (Observatório Municipal de Americana), realiza observações públicas das constelações no estacionamento do Observatório, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas. A participação é gratuita.

De acordo com o OMA, o inverno possibilita a oportunidade excepcional de observar três planetas no céu. O primeiro é Vênus, deslocando-se de Câncer para Leão, bem visível ao telescópio até às 19h30. A seguir, o gigante do sistema solar, o “rei dos planetas”, Júpiter, até às 21h30; e por último Saturno, com seu cortejo de anéis. Também podem ser admiradas constelações notáveis como Cruzeiro do Sul, Centauro, Carina, Virgem e Balança.

Na ocorrência de tempo nublado ou chuvoso, a atividade no OMA fica automaticamente suspensa. Mais informações podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo ou pelo telefone (19) 3408-8010, com o astrônomo Carlos H. A. Andrade.

 

Unidade de Imprensa

Imagem ilustrativa

Comentários

Notícias relacionadas