24Horas RMC 

Americana: CCZ vai microchipar cães e gatos neste sábado no Jardim da Paz

cao-e-gato_01Americana: Para dar continuidade às ações de posse responsável de animais domésticos desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, neste sábado (23 de novembro), o Centro de Controle de Zoonoses de Americana realiza uma ação de microchipagem gratuita na Praça da Fraternidade no Jardim da Paz. A vacina contra a raiva também estará disponível.

Das 9 às 15 horas, proprietários de cães e gatos podem levar seus bichos de estimação para serem microchipados e vacinados numa tenda que estará disponível na Praça da Fraternidade. É necessário levar RG, CPF e comprovante de endereço nominal.

Segundo a veterinária e responsável técnica pelo CCZ, Aneli Marques Neves Conceição, a microchipagem é uma das estratégias utilizadas por Americana para coibir o abandono e controlar a população de cães e gatos da cidade. “O microchip permite identificar o dono do animal, sendo útil também em casos de fugas, já que podemos localizar o dono e dessa forma, o animal retorna para casa”, comentou.

A ação terá continuidade no dia 30 de novembro quando o CCZ estará na Praça Oscar Ignácio de Souza, na Cidade Jardim, também das 9 às 15 horas. Aneli informou que a escolha dos locais foi feita para que seja atingida a população de menor poder aquisitivo. “Estamos dando oportunidade para quem não tem condições de pagar a microchipagem, que é obrigatória na cidade, em clinica veterinária particular. Além disso, estas duas regiões possuem grande população de cães e gatos e são áreas onde temos muitas ocorrências envolvendo animais”.

A microchipagem e a vacinação são abertas a toda a população. Serão disponibilizados 200 microchips em cada dia. “O evento é uma parceria com o Instituto CãoChorro responsável pelo desenvolvimento do sistema que abriga o banco de dados com as informações dos cães e gatos”, ressaltou a veterinária.

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta