RMC 

Americana: Caminhada mobiliza população para os cuidados com a pessoa idosa


Cerca de 60 pessoas participaram no último domingo (19/6), na avenida Brasil, da mobilização e reflexão sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho. A caminhada foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos ao Idoso (COMID) de Americana.

 

A atividade reuniu membros do Conselho Municipal do Idoso, funcionários do Centro de Integração e Valorização do Idoso, representantes da Pastoral do Idoso, moradores da Instituição de Longa Permanência para Idosos Filantrópica Benaiah e idosos participantes de Grupos da Melhor Idade, entre outros participantes.

 

Na última terça-feira (21/6), como parte das atividades de mobilização e reflexão contra a violência, foi promovida a palestra Prevenção de Quedas de Idosos, realizada no Centro de Integração e Valorização do Idoso. Cerca de 100 pessoas participaram da atividade.

A palestra foi proferida pela fisioterapeuta Juliana Pinarelli, do Asilo Benaiah, e, em seguida, foi realizada sessão de alongamentos com o educador físico Joseph Fattal e café da tarde.

A data de 15 de junho foi instituída, em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate à violência contra idosos e à violação aos direitos humanos.

São 20 milhões de pessoas idosas (acima de 60 anos) no Brasil, representando 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em 2050, haverá duas vezes mais idosos do que crianças no país.

A população pode denunciar maus-tratos sofridos pelos idosos no Disque 100 – Direitos Humanos, Ministério Público e no COMID, pelo telefone 34758700. O COMID fica na avenida Brasil, nº 1293, no Jardim São Paulo.

 

Unidade de Imprensa – Daniela Alves

Fotos: Divulgação PMA

Comentários

Leia também...