Americana: Câmara realiza audiência pública sobre coleta seletiva e cooperativas de reciclagem de lixo

A Câmara Municipal de Americana realiza na terça-feira (14) audiência pública para discutir temas relacionados à coleta seletiva e ao trabalho das cooperativas de reciclagem de lixo no município. A audiência foi solicitada pelos vereadores Davi Ramos (PC do B), Dr. Ulisses Silveira (PV) e Joãozinho do Quiosque (PSB) e tem início às 14h30 no plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. A TV Câmara transmite ao vivo pelos canais 4 e 96 da NET.

 

No requerimento que solicitou a realização da audiência, os parlamentares relatam as dificuldades enfrentadas pelos integrantes da Cooperlírios, cooperativa de reciclagem de lixo de Americana, para manter o funcionamento do programa “Dê a mão para o futuro”. Mantido pela secretaria de estado de Meio Ambiente, o projeto proporciona trabalho e renda através da reciclagem, mas exige uma quantidade mínima de material reciclável para ser desenvolvido. Segundo os vereadores, a cooperativa tem encontrado dificuldades para coletar o material.

 

“Representantes desta cooperativa procuraram estes vereadores, informando da dificuldade de manter o programa em funcionamento, devido à escassez de material para reciclagem, que é a contrapartida necessária para fazer parte do programa”, afirmam.

 

“Além disso, relataram a necessidade de organizar as associações, cooperativas e núcleos de reciclagem, visando discutir as condições de melhoria na coleta seletiva, a expansão da área abrangida e eficiência na coleta seletiva, envolvendo não só as cooperativas regularizadas como também as informais, em atendimento à Lei Federal que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, acrescentam os parlamentares.

 

O objetivo da realização da audiência, segundo os vereadores, é promover a gestão participativa e democrática da cidade, e permitir a discussão do problema entre todos os interessados. Foram convidados representantes de todas as cooperativas de reciclagem de Americana, da Associação das Cooperativas de Americana, das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, do Departamento de Água e Esgoto de Americana e dos cursos de engenharia ambiental das universidades do município. A audiência também é aberta à população interessada em participar.

Comentários

Notícias relacionadas