Câmara abre exposição fotográfica pelo aniversário de 90 anos de emancipação política de Americana

A Câmara Municipal de Americana abre a partir desta terça-feira (11) a exposição fotográfica “De Vila a Americana”, em comemoração ao aniversário de 90 anos de emancipação política da cidade.

 

Fruto de um trabalho de pesquisa e resgate histórico, a exposição conta com fotografias de Americana desde a década de 1910, mostrando a evolução da cidade até os dias de hoje, além de reprodução da Lei Estadual que criou o município de Americana, em 12 de novembro de 1924 e história dos símbolos da cidade – o brasão de armas e a bandeira.

 

A exposição foi fica aberta à visitação até o dia 28 de novembro, das 8h às 17h, no saguão da Casa.

 

Emancipação política

 

O movimento para emancipação política e administrativa do povoado de Vila Americana teve início em 1922, dado o rápido desenvolvimento observado após a elevação da vila à categoria de distrito. Neste movimento tiveram marcante atuação os vilamericanenses capitão Sebastião Antas de Abreu, doutor Cícero Jones, Enéas Ferreira, doutor Liráucio Gomes, Herman Muller e o campineiro doutor Antonio Álvares Lobo. Após dois anos de muito trabalho, foi promulgada em 12 de novembro de 1924 a Lei Estadual 1.983, criando o município de Vila Americana.

Comentários

Notícias relacionadas