Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Americana: Atiradores auxiliam agentes de saúde em trabalho de conscientização contra a dengue


De hoje a 29 de maio, o Programa de Controle da Dengue de Americana está contando com um reforço nos trabalhos de conscientização junto à população. Atiradores do Tiro de Guerra estão passando, de casa em casa, na região do Jardim São Paulo, conversando com os moradores, passando informações sobre a doença e tirando dúvidas.

As principais ações de controle à dengue em andamento em Americana estão voltadas para atividades educativas e para o bloqueio de criadouros nos bairros. Com o objetivo de transformar o aluno em agente multiplicador, um trabalho de conscientização é realizado nas escolas da cidade. As 15 escolas estaduais que abrem nos finais de semana com o Projeto Escola da Família são visitadas pelos agentes de saúde. Todo sábado, eles comparecem a duas unidades de ensino e realizam atividades com os estudantes.

“A responsabilidade é de todos. Temos que mudar hábitos e agir”, afirmou Milena Rossler Guimarães, da coordenação de campo do Programa de Combate à Dengue.

Desde 12 de abril, sob orientação da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo), Americana não realiza mais a sorologia. O diagnóstico se dá por critérios clínico-epidemiológicos, ou seja, todo paciente que der entrada no serviço de saúde com sintomas da doença será considerado caso positivo. Essa determinação é adotada pela Sucen sempre que qualquer município registre 150 casos por 100 mil habitantes.

O último boletim, divulgado hoje (12/05), atesta que Americana possui 3.293 casos positivos da doença. Apesar de a cidade viver uma situação de epidemia, os números estão abaixo dos registrados no ano passado. Até abril de 2014, eram 6.766 casos positivos. No final de maio, já eram 8.704.

Comentários

Dennis Moraes