Exposição que reúne peças das coletânea “Descida aos Infernos” contará com workshops gratuitos
Artista visual e autora de histórias em quadrinhos, Amanda Miranda realiza a exposição Descida aos Infernos em Santa Bárbara D’Oeste, sua cidade natal, em agosto e setembro. A mostra reúne ilustrações produzidas entre 2018 e 2025, para pautas de jornais e portais como O Globo, Agência Pública, UOL e Intercept. Abordando temas como violência contra mulher e racismo, as artes selecionadas fazem parte da coletânea homônima lançada este ano pelo selo O Grito! HQ.
Através de metáforas visuais que transitam entre o sensível e o grotesco, a artista mapeia temas centrais para entender o Brasil. Entre os destaques, estão ilustrações realizadas para a série de reportagens “Empresas cúmplices da ditadura militar”, vencedora do 12º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos; a série “Máquina de Moer Preto”, finalista do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos; e um trecho da HQ “A Urna”, finalista da CCXP Awards.
O projeto foi selecionado em primeiro lugar e realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. Com artes exibidas anteriormente em mostras na França e na Guiana Francesa, a exposição reforça a importância da arte e do jornalismo como ferramentas de registro, denúncia e compreensão da sociedade. A exposição terá formato itinerante, e passará por diferentes bairros da cidade de Santa Bárbara d’ Oeste, acompanhada por atividades gratuitas como visitas guiadas e workshops, em que os participantes receberão um kit de desenho gratuito como brinde. Mais informações podem ser encontradas abaixo, e no site de Amanda Miranda.
Agenda da Exposição
📍 Museu da Imigração
De 7 a 29 de agosto
Vernissage e visita guiada: 7/08 às 18h30
Rua João Lino, 371 – Centro
📍 Centro Cultural e Biblioteca Prof. Léo Sallum
De 8 a 30 de agosto
Workshop: 8/08
Rua do Algodão, 1450 – Cidade Nova
📍 CEU das Artes Ariovaldo Inácio Vardão
De 1 a 22 de setembro
Workshop: 1/09 a partir das 18h
Rua Argeu Egídio dos Santos, 100 – Planalto do Sol II
📍 Escola Estadual Prof. Luzia Baruque Kirche
De 2 a 23 de setembro
Bate-papo com alunos: 2/09
Rua Dr. Edson Santos Mano, 50 – Conj. Hab. Roberto Romano
Consulte horários de funcionamento nas redes dos respectivos centros culturais, museus e bibliotecas.
AMANDA MIRANDA (1995) é artista visual, autora de histórias em quadrinhos e diretora de arte. Sua atuação multimídia abrange as áreas de publicidade, jornalismo, audiovisual, moda e editorial. Colaborou com artes para os veículos jornalísticos UOL, O Globo, The Intercept Brasil, Agência Pública, The Pulitzer Center e Fundación Gabo.
Trabalhou com marcas como CCBB, Adobe, NETFLIX, MUBI, SESC, Companhia das Letras, Antofágica e Record, entre outras.
Se autopublica desde 2014. É autora das obras Sonhe Comigo (2024), Juízo (2023), A Urna (2022) e Sangue Seco Tem Cheiro de Ferro (2019), e fez parte de coletâneas como BRABA (Fantagraphics, Mino, 2024) e TABU (Mino, 2019).
Listada na FORBES 30 Under 30 (2021), Amanda também foi selecionada pela 14ª Bienal Brasileira de Design, conquistou o Prêmio AMAERJ de Direitos Humanos (2023), foi finalista do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Arte (2020) e do Prêmio HQMIX (2024, 2020).





VEJA TAMBÉM
Mostra Nacional e Internacional de Animação acontece no CEU das Artes na terça
Cosplay Inclusivo celebra arte, diversidade e solidariedade na Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste
Feira das Nações de Santa Bárbara 2025 traz cardápio solidário com 13 países representados