Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 24 Horas
  • Dennis Moraes
  • Opinião

Opinião é para quem sabe ler — e entender

Dennis Moraes 14 de julho de 2025 3 minutes read
IA

Imagem ilustrativa

  • Contém Suzano - YouTube

Por Dennis Moraes

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Na tarde desta segunda-feira, 14 de setembro de 2025, o portal SB24Horas publicou um artigo de opinião assinado pela deputada federal Rosana Vale (PL-SP). Como manda a ética jornalística — e o compromisso com a liberdade de expressão — a publicação foi devidamente identificada como uma coluna de opinião, com assinatura clara da autora, assim como ocorre com qualquer outro texto de mesma natureza em nosso portal.

O que se seguiu, no entanto, foi uma avalanche de acusações infundadas. Nosso portal passou a ser rotulado, atacado e desqualificado por aqueles que, infelizmente, ainda confundem opinião com doutrinação. É preciso dizer com todas as letras: o SB24Horas não é de direita, nem de esquerda. É da informação.

Ao longo dos anos, o nosso espaço de opinião foi ocupado por vozes plurais. A deputada professora Bebel (PT), por exemplo, já teve artigos publicados aqui. A diversidade de pensamentos é parte da essência do nosso trabalho — e não será silenciada por gritos de extremismo de nenhum lado.

O que se vê hoje é um comportamento tóxico, vindo tanto de segmentos da direita quanto da esquerda. Gente que não lê, que não escuta, que prefere apontar o dedo e gritar “fake news” ou “propaganda ideológica” ao invés de, simplesmente, ler com discernimento e interpretar com maturidade. Ninguém é obrigado a concordar com uma opinião. Mas é necessário, sim, respeitar o direito de alguém em expressá-la.

O artigo de Rosana Vale expressa a visão dela. Não a do portal. E isso está claramente indicado. Todas as colunas de opinião são assinadas e refletem o pensamento exclusivo de quem escreve. Os comentários são de responsabilidade dos autores, e não correspondem à linha editorial do SB24Horas. Acreditamos na liberdade — e ela inclui o direito de falar o que se pensa, sem medo da patrulha ideológica.

É curioso observar que, em tempos onde tanto se fala em democracia, haja ainda quem prefira o linchamento digital ao debate. Quem deseja silenciar o contraditório. Quem tenta descredibilizar veículos apenas porque publicaram algo com que não concordam.

Lamentamos profundamente o nível de intolerância que se instalou no debate político brasileiro. Mas não vamos recuar. Continuaremos oferecendo espaço para opiniões diversas, respeitando o leitor que sabe ler e, principalmente, que sabe pensar.

O SB24Horas não se curva ao ódio travestido de crítica. Seguimos firmes no jornalismo plural, que ouve, questiona, informa — e sim, publica opiniões.

Porque jornalismo de verdade é isso. É plural. É transparente. E é livre.

Dennis Moraes é Comendador outorgado pela Câmara Brasileira de Cultura, Jornalista, Feirante e Diretor de Jornalismo do SB24Horas. Acesse: dennismoraes.com.br

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal SB24Horas
Tags: colunadeopiniao democracia direitaseesquerdas extremismonao imprensaresponsavel jornalismoIndependente jornalismoverdadeiro Perguntar ao ChatGPT liberdadeDeExpressao liberdadeeditorial midialivre opinião pluralidade Política respeitoaopino SB24Horas

Post navigation

Previous: Amanda Miranda expõe artes produzidas para imprensa em Santa Bárbara D’Oeste
Next: O dólar, os BRICS e o bolsonarismo como peça no xadrez geoeconômico dos EUA

Leia também:

iron podcast
  • 24 Horas
  • Dennis Moraes
  • Iron Podcast
  • Política

Denis Andia fala sobre futuro político, mobilidade urbana e desafios da região no episódio 131 do Iron Podcast

Dennis Moraes 19 de junho de 2026
Divulgação Restaurantes e bares da região de Campinas acompanham movimento com atenção
  • 24 Horas
  • Variedades

Restaurantes recorrem à tecnologia para destravar crescimento após estagnação

Dennis Moraes 18 de junho de 2026
Imagem Pexels Foto Arun Mathew
  • 24 Horas
  • Opinião

Rope jump, fiscalização e responsabilidade penal

Dennis Moraes 18 de junho de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente