Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

AMAI realiza sessão de cinema na Estação Cultural em parceria com a Fundação Romi

Desde 2007 o dia 02 de abril marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A AMAI, Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos, promove no dia 02 de abril, sábado, às 14 horas, uma sessão de cinema, com entrada franca, no Armazém da Estação Cultural, em parceria com a Fundação Romi.

A AMAI atualmente atende 20 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), residentes em Santa Bárbara d´Oeste e incluídos na rede regular de ensino. O tratamento clínico especializado é realizado semanalmente, tendo como objetivo o monitoramento, suporte e complementação ao desenvolvimento educacional. A AMAI trabalha para a divulgação do autismo, defendendo o diagnóstico precoce, e também para a inclusão da criança e adolescente com TEA na sociedade.
Organização das Nações Unidas

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, faz um apelo à comunidade internacional para que “apoiem programas de educação, oportunidades de emprego e outras medidas” para pessoas afetadas pela condição, “de modo a cumprir nossa visão de um mundo mais inclusivo”.

“Nestes tempos de dificuldade econômica, os governos devem investir em serviços que auxiliem pessoas com autismo”, declara, notando também que os autistas são privados de direitos fundamentais em diversas partes do mundo. “Quando nós os valorizamos, colhemos os benefícios para as atuais e futuras gerações.” O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 02 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.

Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos

A AMAI atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), residentes em Santa Bárbara d´Oeste e incluídos na rede regular de ensino. O tratamento clínico especializado é realizado semanalmente, tendo como objetivo o monitoramento, suporte e complementação ao desenvolvimento educacional. A equipe multidisciplinar é formada por uma Assistente Social, uma Psicóloga, uma Pedagoga e uma Terapeuta Ocupacional, que atuam em terapias individuais baseadas num programa comportamental, envolvendo práticas e orientações para a família e a escola. A AMAI trabalha para a divulgação do autismo, defendendo o diagnóstico precoce, e também para a inclusão da criança e adolescente com TEA na sociedade. A AMAI fica à Rua Dona Margarida, 1628, Vila Linópolis, Santa Bárbara d´Oeste, SP, 13450-005, (19) 3628-9310 / contato@amaisbo.org.br.

 

Realização: AMAI

Apoio: Fundação Romi

Informações: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833. estacaocultural.org.br

ESTAÇÃO CULTURAL

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833. www.estacaocultural.org.br.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br

Comentários

Dennis Moraes