Santa Bárbara d´Oeste 

Alunos transformam lixo eletrônico em computadores para doação


ReciclaEtec da Escola Técnica Estadual (Etec) Antonio Devisate de Marília busca a sustentabilidade e inclusão social em uma única ação

Equipe do ReciclaEtec reforma equipamentos no laboratório da escola

Na Escola Técnica Estadual (Etec) Antonio Devisate, de Marília, o lixo eletrônico vira computador pronto para uso. Esta é a tarefa dos alunos por meio do projeto ReciclaEtec. Desde 2013, a escola reutiliza equipamentos obsoletos e peças usadas para montar máquinas que são doadas aos estudantes carentes e instituições beneficentes. A montagem é feita pelos alunos do curso técnico de Informática que durante as aulas de hardware colocam a teoria em prática.

Em três anos do projeto já foram doados cerca de 800 computadores. Existem ainda aproximadamente 300 máquinas prontas para ganhar um novo destino.

A ideia de reutilizar os computadores ganhou força após a escola realizar uma campanha, em parceria com a Prefeitura de Marília, para a coleta de lixo eletrônico da cidade. Em paralelo, o Rotary Club identificou entidades carentes que necessitavam de doação de equipamentos e ofereceu voluntários para ajudar no trabalho de montagem de computadores.

O reconhecimento veio em 2015 quando o ReciclaEtec foi premiado como o melhor projeto de ação social na 9ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). Para levar o projeto adiante, a escola continua recebendo computadores, acessórios de informática, celulares e televisões.

 

Para saber mais sobre doações entre em contato pelo telefone (14) 3413-3970 ou clique aqui.

 

Do Portal do Governo do Estado

Comentários

Leia também...