SB24Horas

Notícia na hora certa!

Alunos do Sesi são finalistas em Mostra da 3M

Projetos científicos identificam situações-problema e apresentam soluções inovadoras

 

A 9ª edição da Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M, que ocorrerá entre os dias 8 e 13 de novembro, divulgou a relação dos finalistas e a Escola Sesi de Santa Bárbara d’Oeste conta com dez projetos selecionados. O evento tem como objetivo incentivar o espírito científico e a criatividade de jovens estudantes.

 

Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Eixo Integrador, ministrada pela professora Érica Inácio, orientadora dos projetos. A disciplina integra a grade curricular do Sesi-SP e possui uma proposta pedagógica interdisciplinar que incentiva o protagonismo do aluno na solução de desafios. Os estudantes apresentarão seus trabalhos a um comitê de avaliação formado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e por profissionais voluntários da 3M.

 

Finalistas do Sesi Santa Bárbara

 

  • Super Rastros: um jogo de cartas informativo sobre a fauna que percorre o território rural do Município de Santa Bárbara, dos estudantes Dayane Paspardelli, João Pedro Rodrigues Vintecinco e Mariana Monaro.

 

  • Os Sons da Terra: Estudando e catalogando os pássaros silvestres da escola, de Ana Beatriz Carpin de Sousa, Julia Xavier dos Santos e Mariana Jacomussi de Oliveira.

 

  • Laboratório Vivo – Horta periódica: criando uma tabela periódica ilustrada e experimentos com os elementos da horta da escola, de Felipe dos Santos do Prado e Nicole Cristina Rodrigues (coorientação de Fernanda Rebeschini Nascimento).

 

  • Companhia Virtual: melhorando a saúde mental dos idosos nas casas de repouso, de Henrique Ailer, Leonardo Dias Zanetti e Ryan dos Santos da Rocha (coorientação de Luciano Scognamiglio).

 

  • Bueiro inteligente microcontrolado para medir volume de lixo, de Lucas Gomes Dutra, Matheus Araujo da Silva e Thomas Rafael Padoveze Martignago.

 

  • Conecte-se com você: jardim sensorial inclusivo para alunos do Sesi de Santa Bárbara, de Laura Bortoloto Ferreira, Marcos Antonio Mesquita Junior e Stephany Scandiucci.

 

  • Xeroderma pigmentoso: como soluções aos portadores dessa doença genética rara são universais e promovem melhora na qualidade de trabalho, de Thauani Isabelle Egilio (orientação de Tatiane de Aguiar Feliciano Pilotto e Paola Fernanda Guidi Meneghin de Oliveira).

 

  • Eco Pontos: sabendo onde estão, mais pessoas utilizarão, de Ana Beatriz Santos de Oliveira, Lorenza Pigato de Faria e Pedro de Oliveira Marçal.

 

  • PET Camarada: criação de jogo que mobiliza estudantes do Sesi para respeitarem e conviverem bem com cães adotados pela instituição, de Mariana Pacheco e Mariana Terra (coorientado por Tatiane de Aguiar Feliciano Pilotto).

 

  • Rota de cicloturismo: aplicativo que auxilia o mapeamento e cuidado do animal silvestre, de André Victoriano Inácio, Jorge Antonio Terence Novaes de Santana, Vicente Venancio Pascoal (alunos da Etec e do Cotil. Coorientação de Carlos Eduardo Mattos). O trabalho é um desmembramento de um projeto que surgiu no Sesi Santa Bárbara.