dom. jan 26th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Alunos do Sesi de Nova Odessa conhecem Cmei que é modelo em ações ambientais

Estudantes visitaram CMEI do Jardim São Francisco e aprenderam as práticas adotadas

 

Um grupo de 30 alunos do 7º ano do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Nova Odessa conheceu na última sexta-feira (23), as práticas ambientais adotadas no Cmei (Centro Municipal de Ensino Infantil) Apparecida Rodrigues Prata, do Jardim São Francisco. A unidade é modelo em sustentabilidade ambiental, por adotar uma série de ações práticas que resultam em economia de recursos naturais e financeiros.

O Cmei conta com os seguintes itens: sistema de ventilação cruzada, claraboia destinada a permitir a entrada de luz e ventilação, vaso sanitário com temporizador, captação de águas pluviais para reutilização, temporizador de energia, uso de energia solar, rampas e vagas de acessibilidade para pessoas com deficiência, estacionamento com pisos intertravados que facilitam escoamento e absorção da água no solo, bancos reciclados e áreas permeáveis para infiltração da água da chuva.

Diretora de Meio Ambiente de Nova Odessa, Fernanda Dagrela percorreu as dependências do Cmei ao lado dos estudantes e explicou todos os detalhes, inclusive esclarecendo as eventuais dúvidas. “Essa creche é considerada modelo, dentro da certificação do Programa Município Verde-Azul, pela série de boas ações ambientais”, ressalta, em referência às diretrizes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

De acordo com a dirigente, a visita dos alunos é importante na Educação Ambiental. “Essa conscientização aos jovens é essencial, para que saibam dos impactos ambientais na vida atual que levam e a que terão ao se tornarem adultos”, detalha Dagrela. Por fim, o grupo de estudantes visitou o EcoPonto do Jardim Monte das Oliveiras, onde existe a separação correta de materiais recicláveis e inservíveis.

A diretora do Cmei, Maria Teresa Sokolowski, também acompanhou a visita dos alunos do Sesi e destacou as instalações com foco ambiental. “A gente traz uma economia para o setor público, de recursos financeiros, e também para a natureza, em termos ambientais”, defende. “Adotamos essas práticas como uma economia de recursos, mas sempre mantendo o atendimento integral das crianças”, acrescenta.

O Cmei do Jardim São Francisco atende atualmente a 87 crianças, de quatro meses a três anos e 11 meses de idade, tendo a capacidade para até 100. A diretora explica que os itens são trabalhados dentro da própria unidade. “Assim também educamos desde muito cedo as crianças, que vão aprendendo ao longo dos anos com a consciência ambiental”, completa.

 

Comentários

Dennis Moraes