fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Alunos de Nova Odessa passam a ter aulas por aplicativo e videoaulas pela TV

Com aulas virtuais e videoaulas ao vivo pela televisão, os alunos da rede municipal de Nova Odessa iniciaram nesta terça-feira (26) uma nova etapa do processo de aprendizado remoto. As novas ferramentas, que servirão para nortear o estudo das apostilas preparadas pela Secretaria de Educação, fazem parte do programa municipal ‘Aprender em Casa’ e foram incorporadas ao cotidiano dos estudantes graças a convênios firmados, sem custos para o município, entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Fundação Lemann. O guia com todas as informações sobre acesso ao conteúdo e horários das aulas acompanha a segunda rodada de material impresso que começou a ser entregue a pais e responsáveis nesta terça, em todas as escolas da cidade.

As aulas por aplicativo serão ministradas a todos os alunos da educação infantil e do ensino fundamental, por meio do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, plataforma desenvolvida pela Secretaria Estadual de Educação para apoiar a aprendizagem e a formação de professores das redes municipais e estadual. As explanações são feitas por professores das duas redes municipais, conforme o programa de cada ano.

Para ter acesso ao conteúdo, o aluno terá de baixar o aplicativo do Centro de Mídias nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS) e fazer o login com RA (registro de aluno) e senha impressos no tutorial entregue pela Secretaria de Educação. “O aplicativo vai permitir que os alunos assistam às aulas diariamente de forma gratuita, uma vez que não consome o pacote de dados da família”, afirmou a secretaria de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.



Segundo a secretária, as aulas são ao vivo e diárias, com horários específicos para cada ano. “Por exemplo, as aulas do 1º ano ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h, e as do 2° ano, das 9h às 10h30”, explicou Claudicir. Os alunos que não tiverem acesso à internet em casa poderão acompanhar as aulas pela ‘TV Univesp’, no canal 10.2 da tevê aberta digital. “Ninguém vai ficar de fora. Vamos garantir o acesso a todos”, disse ela. As aulas pelo aplicativo ou pela televisão, de acordo com Claudicir, vão ajudar os alunos a entenderem o conteúdo preparado para cada ano nas apostilas.


Além do tutorial com orientações sobre acesso ao aplicativo e acompanhamento das aulas, as escolas criaram grupos no aplicativo de mensagens WhatsApp para dar suporte às famílias na realização das atividades. “Por meio desse canal, o estudante, pai ou responsável poderá entrar em contato com o educador para esclarecer eventuais dúvidas”, comentou a gestora da Educação.


Já a PPP (parceria público-privada) firmada com a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos brasileira que colabora com iniciativas para a educação pública, está contribuindo com conteúdos usados para a alimentação do site ‘Aprender em Casa’, além de oferecer cursos de formação a professores e gestores da educação municipal. “Iniciamos as formações na quarta-feira passada [20], de manhã e à tarde. Nesse primeiro momento, professores, diretores de escola, supervisores e coordenadores pedagógicos estão discutindo temas voltados à pandemia. Na primeira semana de junho, o foco será o uso da plataforma”, detalhou a diretora de Gestão Pedagógica e Educação Especial da secretaria, Érika Sanches.

NOVAS APOSTILAS. A Secretaria de Educação de Nova Odessa iniciou nesta terça a entrega da segunda rodada de apostilas para os alunos continuarem estudando em casa em meio à pandemia. Para levar o novo conteúdo para casa, pais e responsáveis precisam devolver as atividades distribuídas no mês passado resolvidas para correção e eventuais orientações dos professores. Nesta terça, foram atendidos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A entrega continua nesta quarta (27), a alunos das fases I e II da educação infantil, das 9h30 às 10h30 e das 10h30 às 11h30, respectivamente; e das 11h30 às 13h30, creche e EJA. As famílias que não conseguirem retirar o material nos horários estabelecidos poderão procurar a escola em que a criança estuda nesta quarta, das 13H30 às 14h30.

ENTREGA DE MATERIAL NESTA QUARTA (27)

9h30 às 10h30 – Fase I 10h30 às 11h30 – Fase II 11h30 às 12h30 – Creche e EJA 12h30 às 13h30 – Creche e EJA 13H30 às 14h30 – Para as famílias que não conseguirem comparecer no horário agendado

Comentários