Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Alunos da Escola Silvino transformam espaços ociosos em áreas vivas e coloridas

Projeto busca parceiros e doações de materiais para poder continuar a ser implementado

 

Unindo as disciplinas matemática, física e artes, o projeto OcupAção – Ocupe através de ações, desenvolvido pelos professores americanenses Ivan Lúcio Ferreira e Vanda Chaves, tem transformado o espaço público em um local com vida, cor e arte.  O projeto é desenvolvido na Escola Estadual Prof. Silvino José de Oliveira, com a participação efetiva dos alunos.

 

Segundo o professor coordenador do projeto, Ivan Lúcio, a proposta é, por meio de uma disciplina eletiva, intervir no espaço físico da escola, reutilizando espaços ociosos e tornando operacional e harmonioso o seu uso. “Trata-se de uma ação desenvolvida pelos alunos, em que eles atuam de forma voluntária para melhorar o ambiente escolar, principalmente na questão estética. Assim, o local fica mais convidativo para atividades como leitura ao ar livre, cantos de exposições temporária ou permanentes, espaços de descanso, entre outros”.

 

O projeto é desenvolvido de forma voluntária e, segundo o professor Ivan, qualquer interessado em doar materiais como tinta, móveis, equipamentos e, até mesmo, mão de obra, é bem-vindo. “Durante esse processo, que é desenvolvido ao longo deste segundo semestre, além da parte prática, os alunos tiveram discussões sobre o que é a Escola, filosofia da Arquitetura e das Manifestações Culturais, Análise Metodológica do Planejamento e, por fim, a aplicação de conceitos”, explicou.

 

Ivan também ressaltou que a ideia do projeto, que a princípio começou pequena, se multiplicou. “Quando começamos, a proposta era trabalhar em apenas duas áreas, mas os alunos se empolgaram tanto que, de repente, a coisa triplicou, passando para dois banheiros, duas áreas para estudo, sala de jogos, recepção, sala de vídeo e instalação de mesas com suporte para redes. Ainda falta muita coisa e, com o pouco dinheiro que arrecadamos com nosso brechó, fizemos melhorias. Ainda precisamos de muita coisa e toda colaboração é bem-vinda”, disse.

Os interessados em ajudar no projeto ou que queiram tirar dúvidas podem entrar em contato direto com o professor Ivan pelo e-mail <donaferreira@uol.com.br> ou pelo Facebook <https://www.facebook.com/ivanlucio.ferreira.1>

Comentários

Dennis Moraes