Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Alimentos saudáveis são grandes aliados contra o ressecamento de pele

O ressecamento de pele é muito comum e pode ter motivos variados, como as condições climáticas, exposição à alta temperatura – fatores que afetam a capacidade da pele em reter líquidos – e o uso de produtos de higiene inadequados.

 

Cada pessoa tem um tipo de pele, isso é fato, mas existem partes do corpo que normalmente são mais afetadas pelo ressecamento e aspereza. A pele das mãos, por exemplo, tende a ser mais seca devido à lavagem frequente. Outro ponto são as fissuras, que geralmente aparecem ao redor das articulações dos dedos, onde a pele fica tensionada e pode quebrar facilmente por estar esticada.

 

Além de tratamentos dermatológicos e o uso de produtos destinados aos cuidados do corpo, há outro fator que pode te ajudar a manter sua pele mais cuidada e hidratada: o consumo de alimentos saudáveis.

 

De acordo com o médico dermatologista e nutrólogo Rafael Soares, para escolher bons alimentos e que auxiliem na saúde da pele, é preciso levar em conta alguns fatores. “Os melhores alimentos para uma pele saudável são principalmente alimentos ricos em vitaminas A (betacaroteno), B, C, E, ômega-3 e minerais como selênio e zinco”, pontuou o especialista.

 

Conforme dito por Soares, esses nutrientes têm ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora da pele, ajudando a manter a pele macia, hidratada e firme. Levando em consideração as dicas do dermatologista, veja abaixo alguns alimentos indicados para evitar a pele seca.

 

Vegetais amarelo-alaranjados como abóbora, cenoura e manga contam com betacaroteno, uma substância natural antioxidante que protege a pele contra os raios ultravioletas do sol e auxilia na defesa contra o ressecamento.

 

O ovo cozido também é um excelente aliado, ele contém a lecitina, um emulsificante que contribui para a interação de gorduras saudáveis e a água, contribuindo para a hidratação natural da pele.

 

Peixes também são uma boa opção. Sardinha e atum são ricos em ômega 3, oferecendo maciez, viço e elasticidade à pele ressecada.

 

 

Foto: Divulgação / MF Press Global