fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Algumas pessoas não suportam ouvir a verdade

Ela está na sua cara sempre! Será que você realmente quer ver ou ouvir ela?

Ela está na sua cara sempre! Será que você realmente quer ver ou ouvir ela?

As redes sociais estão cada vez mais tendenciosas e chatas para opinar e compartilhar algumas situações. Em ano de eleição então… se você postar qualquer coisa contra uma bandeira você é tachado de sujo e oportunista, querendo se dar bem em cima da desgraça alheia.

Em um mundo cada vez mais ignorante, temos que saber lidar com esses comentários rasteiros e oprimidos, cheios de rancor e ódio, muitas vezes originados por alguma frustração pessoal. Muitas vezes pode ser falta de informação, falta de conhecimento ou até mesmo ignorância.

O fato que mais me entristece, é que muitas pessoas nas redes não querem ouvir a verdade. Mais oque será que é a verdade?

Segundo o Wikipédia, a palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abrangiam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, “a verdade” pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões acerca da verdade existem e continuam sendo debatidas.

Verdade é aquilo que está de acordo com os fatos e observações; respostas lógicas resultante do exame de todos os fatos e dados; uma conclusão baseada na evidência, não influenciada pelo desejo, autoridade ou preconceitos; um facto inevitável, sem importar como se chegou a ele.

Muitas vezes a verdade que acreditamos pode ser uma mentira deslavada. Conheço várias pessoas que usam o marketing para iludir e enganar pessoas para conquistar cidades e muitas vezes um país. Só o tempo e a verdade vai encerrar esse ciclo e surgir uma nova possibilidade de verdade ou até mesmo de “novas mentiras”.

Realmente temos que estar de olhos bem abertos em notícias que são publicadas e compartilhadas. Tem casos de até projetos de lei que foram aprovados através de mentiras, isso é muito grave e é verdade!

Em época de fakenews muitas vezes algumas mídias usam do ser poder para ludibriar o internauta, e existem também os internautas que adoram defender os que se intitulam “verdadeiros” que infelizmente não passam de atores em uma encenação teatral fantástica, onde muitos aplaudem e muitos choram no final da peça…

 

Dennis Moraes é Comendador outorgado pela Câmara Brasileira de Cultura, Jornalista, Dr. Honoris Causa em Jornalismo Digital e Diretor de Jornalismo do Portal SB24Horas