19 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Algumas pessoas não suportam ouvir a verdade

Compartilhe essa notícia!

Ela está na sua cara sempre! Será que você realmente quer ver ou ouvir ela?

As redes sociais estão cada vez mais tendenciosas e chatas para opinar e compartilhar algumas situações. Em ano de eleição então… se você postar qualquer coisa contra uma bandeira você é tachado de sujo e oportunista, querendo se dar bem em cima da desgraça alheia.

Em um mundo cada vez mais ignorante, temos que saber lidar com esses comentários rasteiros e oprimidos, cheios de rancor e ódio, muitas vezes originados por alguma frustração pessoal. Muitas vezes pode ser falta de informação, falta de conhecimento ou até mesmo ignorância.

O fato que mais me entristece, é que muitas pessoas nas redes não querem ouvir a verdade. Mais oque será que é a verdade?

Segundo o Wikipédia, a palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abrangiam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, “a verdade” pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões acerca da verdade existem e continuam sendo debatidas.

Verdade é aquilo que está de acordo com os fatos e observações; respostas lógicas resultante do exame de todos os fatos e dados; uma conclusão baseada na evidência, não influenciada pelo desejo, autoridade ou preconceitos; um facto inevitável, sem importar como se chegou a ele.

Muitas vezes a verdade que acreditamos pode ser uma mentira deslavada. Conheço várias pessoas que usam o marketing para iludir e enganar pessoas para conquistar cidades e muitas vezes um país. Só o tempo e a verdade vai encerrar esse ciclo e surgir uma nova possibilidade de verdade ou até mesmo de “novas mentiras”.

Realmente temos que estar de olhos bem abertos em notícias que são publicadas e compartilhadas. Tem casos de até projetos de lei que foram aprovados através de mentiras, isso é muito grave e é verdade!

Em época de fakenews muitas vezes algumas mídias usam do ser poder para ludibriar o internauta, e existem também os internautas que adoram defender os que se intitulam “verdadeiros” que infelizmente não passam de atores em uma encenação teatral fantástica, onde muitos aplaudem e muitos choram no final da peça…

 

Dennis Moraes é Comendador outorgado pela Câmara Brasileira de Cultura, Jornalista, Dr. Honoris Causa em Jornalismo Digital e Diretor de Jornalismo do Portal SB24Horas

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!