Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Alfabetização na Idade Certa: Educação promove seminário “Boas Práticas do Pacto”


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promoveu, na última quinta-feira (15), o seminário “Boas Práticas do Pacto” no Salão Nobre da Secretaria da Educação. Participaram mais de 200 participantes entre profissionais da Educação e professores do Ciclo I da Rede Municipal de Ensino. A atividade integra o PNAIC “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, dos Estados, Municipais e Distrito Federal de assegurar a alfabetização das crianças até os oito anos de idade. O programa tem como objetivo planejar estratégias didático-pedagógicas que efetivamente permitam às crianças a consolidação das competências de Leitura, Escrita e Matemática, previstas para serem alcançadas em cada ano do Ciclo de Alfabetização, tendo como foco principal a aprendizagem dos alunos.

Na oportunidade, professores compartilharam práticas alfabetizadoras que obtiveram êxito no ano letivo de 2016. “O Seminário permitiu aos professores observar bons exemplos de práticas pedagógicas. Ações como estas propiciam um crescimento pessoal e um olhar atento ao desenvolvimento profissional, possibilitando que todos reflitam sobre sua própria prática com os alunos”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

A professora Denise Modesto Jacomelli comentou que a apresentação das experiências possibilitou a ampliação de estratégias, e também motivou e fortaleceu os participantes. “Acreditamos que vale a pena trabalhar com um planejamento baseado em experiências de sucesso”, disse. Já coordenadora pedagógica Elaine Rodrigues Bueno, explicou que quando se compartilha uma experiência, o crescimento é tanto para quem expõe, quanto para quem ouve. “O seminário foi maravilhoso, obtivemos grandes aprendizagens”, concluiu.

O evento, que marcou o encerramento das atividades do programa neste ano, foi abrilhantado com a apresentação cultural dos alunos da Emefei (Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Profª Gessi Terezinha B. Carneiro”, do bairro São Joaquim.

O PACTO em Santa Bárbara d’Oeste tem como coordenadora Local Matilde Forti Rocha e, como orientadoras de Estudo: Dulcineia Moraes, Gisela Savassa Sanches, Jeanette Scarazzatti, Leda Maria Haddad, Maria Assunta Colleta, Maria Rita Frota Fonseca e Vivian Paiva

Comentários

Dennis Moraes