Grande São Paulo Variedades 

ALESP promove ciclo de palestras sobre Epilepsia

Ciclo de palestras sobre Epilepsia, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

A Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através do ILP – Instituto do Legislativo Paulista, promove um Ciclo de Palestras e atividades para abordar os diversos aspectos da Epilepsia. Com a participação de profissionais multidisciplinares serão abordados diversos temas relacionados à doença, que vão desde questões terapêuticas, sociais, biológicas, trabalho até as inovações e perspectivas de tratamento.

 

Em fevereiro o tema do ciclo é “Novos caminhos na realidade da epilepsia – os aspectos biológicos, psicológicos e sociais em revista” e contará com as palestras:

O que é Epilepsia – Definições e panorama médico – Palestrante: Dra. Laura M. F. Ferreira Guilhoto – Médica neurologista, mestre e doutora pela FMUSP, responsável pelo ambulatório de epilepsia na infância da Unidade e Pesquisas das Epilepsias da Unifesp. Presidende de honra da Associação Brasileira de Epilepsia.

Aspectos sociais das Epilepsias: Para transformarmos o panorama atual da epilepsia no Brasil precisamos compreender a complexidade que envolve a doença e de que maneira nosso contexto humano, político e social tem respondido a essas necessidades. Palestrante: Regina Silvia Alves de Lima – Assistente Social da Neurologia/Neurocirurgia da UNIFESP; Terapeuta Familiar Sistêmica e Terapeuta Cognitivo Comportamental; Mestre pelo programa “Educação e Saúde da infância e adolescência” – UNIFESP 2016 e Conselheira de Honra da Associação Brasileira de Epilepsia

Pscicologia e Epilepsia: Por ser uma doença crônica, a epilepsia pode produzir alterações psicológicas importantes. A psicologia contribui para ajudar esse paciente a manter equilíbrio e entender o funcionamento dos conflitos enfrentados.  Palestrante: Valquíria Gonçalves Ferreira Silva – Bacharel em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino – ACE/FGG; Especialista em Psicologia Clínica em Gestalt-terapia pelo Centro de Estudos de Gestalt-terapia de Santa Catarina – CEG-SC; Mestranda em Psicologia Clínica e da Saúde pela FUNIBER; Presidente da Federação Brasileira de Epilepsia – EpiBrasil; Coordenadora da Clínica Comunitária de Psicologia do CEG-SC.

Este primeiro ciclo de palestras acontece no dia 13/02, das 19h às 21h, no Instituto do Legislativo Paulista, inscrições gratuitas no: acessa.online/tG

 

As atividades são dirigidas a profissionais, estudantes, pessoas com epilepsia, familiares e interessados pelo tema. Haverá certificado de participação para os presentes e transmissão ao vivo pela página da Alesp.

 

Comentários

Leia também...