Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Adeus ano velho, feliz ano novo!!!

Por Katia Baio

 

Iniciou mais um ano, aonde nos enchemos de esperança de um ano melhor do que o ano anterior. Começamos a fazer planos e metas de um ciclo mais produtivo, saudável e cheio de realizações.

O que não podemos deixar de levar para o novo ano é as lições do ano anterior de 2020, em que enfrentamos tempos difíceis, de perdas, inconstâncias, medo, isolamento…tivemos que nos adaptar a uma realidade que para nós só acontecia em filme de hollywood e ainda estamos enfrentando essa pandemia do Covid 19.

Os números de transtornos psicológicos aumentaram e o Brasil hoje é considerado um dos países que mais tem pessoas que sofrem de ansiedade. Sendo que a ansiedade, está só se torna disfuncional quando começa a atrapalhar a sua vida e o convívio com outras pessoas, onde focamos no que pode acontecer, em sua maioria são pensamentos negativos em relação ao futuro. Já se soma em nosso país mais de 300 milhões de pessoas de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS) que sofrem de depressão, número que durante a pandemia aumentou de forma exponencial.

Mas o que podemos trazer de lição de um ano com tantos desafios que foi o ano 2020?

Ao realizar as listas de metas e realizações para o ano de 2021, lembre-se do que teve aprender a valorizar, como o convívio familiar, a empatia com a dor do próximo, a importância das relações com as outras pessoas, expor o que sentimos para as pessoas que amamos, a falta que faz um abraço, aprender algo novo, entender de tecnologia, conviver com pessoas diferentes de nós, saber lidar com a solidão e estar com nós mesmos, tendo que lidar com nossas emoções e sentimentos.

Temos a tendência de que quando estamos diante de situações que não sabemos lidar ou como diz o ditado estamos “no meio do olho do furacão”, visualizamos apenas o lado negativo, desta forma tendemos a nos sentir mal e nos frustrar. Passar a reconhecer que as situações são como uma moeda, existe sempre dois lados. Tentar ver o lado positivo da situação de forma realista com que se encontra dentro da realidade em que nós estamos vivenciando.

Viva o presente – Saiba vivenciar p seu hoje, por mais que tracemos metas pra o futuro, temos que focar no que acontece no presente, porque se não o amanhã não será o que desejamos. Não é um exercício fácil de realizar, mas se haver pratica é possível.

Estabeleça metas reais – Faça metas que apenas dependa de você e dê um prazo para que elas possam ser realizadas. Essas metas você pode escrever num papel como vai realizar de forma detalhada e comece com metas pequenas, assim será mais fácil de ver o resultado.

Encerre ciclos – Não sei o que passou ou quais as dificuldades que teve que enfrentar, mas faça um balanço doque foi e coloque para esse novo ano o que aprendeu. Não leve para o novo ano “bagagens” que não vão te levar para lugar algum.

Novo ano, ciclo velho – Nada adianta ter um novo ano, se ainda continua a realizar as mesmas coisas que fazia antes. Não se trata de um novo ano, e sim de atitudes e comportamentos diferentes.

O novo se encontra dentro de você.

*Janeiro Branco

Neste mês de janeiro se inicia a campanha janeiro Branco que foi criada em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão e que se tornou lei em muitos cidades e capitais, inclusive Brasília.

A campanha tem como intuito a Conscientização em relação aos cuidados com a saúde mental.

Em 2020 foi o ano aonde precisamos muito de saúde mental para lidar com todas as transformações que o mundo precisou passar e daqui para frente cuidar da nossa saúde de nossa mente aonde engloba nossos pensamentos, emoções e sentimentos é muito importante para poder lidar com a nossa vida e convívio com as demais pessoas.

Por isso quer um ano novo e novas realizações, aprenda se auto cuidar, ter amor próprio e saúde mental.

E você cuida da sua saúde mental?

Que tal começar hoje. Agora !!!

 

 

Psicóloga Clínica Katia Baio, CRP: 06/122478. Atendimentos online e presencial de adultos. Programa Vida & Mente, toda quarta-feira às 20 horas pelo SB24horas.