25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Ações do Agosto Dourado tem início em Santa Bárbara

Compartilhe essa notícia!

Incentivo ao aleitamento materno ocorrerá ao longo do mês em Santa Bárbara d’Oeste. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta semana as ações do “Agosto Dourado”, iniciativa voltada ao incentivo à amamentação. Com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, as atividades prosseguem durante todo o mês na rede municipal de saúde. Nesta quinta-feira (4) ocorreu mais uma visita das gestantes à maternidade do Hospital Santa Bárbara.

A iniciativa foi coordenada pelo especialista em Saúde Coletiva, José Luis Andia, que além de abordar temas visando transmitir maior segurança e informações sobre a gestação, o parto e os primeiros cuidados com os recém-nascidos, também destacou questões voltadas à importância da amamentação, seus benefícios no desenvolvimento da criança, em seu sistema respiratório, desenvolvimento correto da face e do sistema mastigatório, entre outros pontos.

No decorrer do mês, outras atividades educativas e de promoção para gestantes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e demais setores da Secretaria de Saúde serão intensificadas, por meio de ações regulares, como o Grupo de Gestantes e Salas de Espera Ativa. Mais informações sobre o tema e cronograma de atividades desenvolvidas podem ser obtidas na UBS mais próxima da residência. As ações do “Agosto Dourado” no município são coordenadas pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde).

Campanha

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é uma campanha criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), e todo ano é celebrada entre os dias 1° e 7 de agosto. O objetivo é ampliar a visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças, mães e familiares próximos.

Com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, este ano a campanha se concentra no fortalecimento da capacidade das pessoas envolvidas na prática que têm de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno em diferentes níveis da sociedade.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!