Saiba quais são os apetrechos básicos que podem ajudar na lida com o seu cãozinho.
A chegada de um cachorro filhote pode gerar algumas dúvidas, especialmente se essa for sua primeira adoção de um cãozinho. Provavelmente, você se perguntará o que deve comprar para seu novo companheiro.
Fique tranquilo, pois não se trata de nenhum bicho de sete cabeças. Ele precisará, basicamente, de alimentação, higiene, cuidados com a saúde e acessórios que ofereçam o máximo de conforto, como uma cama de cachorro, por exemplo. E, para te ajudar a acomodar seu filhotinho com segurança, listamos os principais acessórios que ele precisa ter. Confira:
Coleira
Geralmente, a coleira é o primeiro acessório que pensamos em comprar. E, de fato, é um item muito importante, visto que mais cedo ou mais tarde você vai levar seu novo amigo para passear. Há vários modelos de coleiras disponíveis no mercado pet. No entanto, a indicação é procurar um veterinário, pois ele certamente indicará o melhor modelo para seu bichinho de estimação — já que ele pode variar de acordo com o peso e o tamanho do seu novo amigo.
E, além das coleiras tradicionais de passeio, há também modelos com outras finalidades, como a coleira perfumada, por exemplo, que pode deixar o seu cachorro perfumado por até três meses, contém ação anti pulgas e não precisa ser retirada na hora do banho. É importante frisar que, antes de comprá-la, um veterinário deve ser consultado.
Cama
Os cachorros filhotes passam a maior parte de seu tempo dormindo (cerca de 70% do dia). O sono é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do animal, portanto, é importante comprar uma caminha bem confortável para que seu amiguinho tenha um descanso bem tranquilo.
Tapete higiênico
Quanto antes você começar os ensinamentos, mais rapidamente os resultados serão alcançados. Aproveite o período de descobertas do seu cão e comece a ensiná-lo que o xixi e o cocô têm lugar certo para serem feitos. Nesse sentido, o tapete higiênico é fundamental, pois ajuda a minimizar os cheiros desagradáveis e, por ser descartável, facilita bastante a limpeza.
Medalha de identificação
Os tutores apaixonados por cachorros pensam sempre em minimizar os riscos de o amigo de quatro patas fugir ou sumir. Porém, caso ocorra, uma medalha de identificação pode ajudar bastante, pois nela consta o nome e telefone do dono.
Hoje em dia algumas dessas medalhas também vêm com um QR Code que, quando escaneado pela pessoa que encontrou o seu cãozinho, apresenta todas as informações do animal e do dono, além de disponibilizar a localização mais próxima do bichinho via GPS.
Caixa de transporte
Esse item é especialmente útil para os tutores de pets que gostam de viajar. Quando se tem um novo membro na família, é preciso pensar como transportá-lo de forma segura em qualquer meio de transporte e, certamente, esse acessório deve ser um dos primeiros na lista de prioridades.
Brinquedos
Os brinquedos são muito divertidos para a maioria dos cachorros e, se seu cãozinho é agitado, eles podem ajudar bastante na distração e no gasto de energia dele. O mercado pet oferece várias opções, desde os que são apropriados para o cão se divertir sozinho até aqueles próprios para vocês brincarem juntos.
Bebedouros e comedouros
Os bebedouros e comedouros não podem faltar, visto que são fundamentais para a boa alimentação do seu pet. Contudo, apesar de parecer algo simples, há alguns cuidados que devem ser tomados na hora de comprá-los.
Estudos comprovaram que não é 100% seguro utilizar potes feitos de plástico ou alumínio. Os comedouros e bebedouros de plástico liberam alguns componentes na água e, mesmo sendo higienizados com água quente, o plástico libera um composto químico chamado Bisfenol A, que está associado a câncer, diabetes e outras doenças crônicas.
Os potes de alumínio também são prejudiciais ao animal a longo prazo, devido ao fato de liberarem alumínio na comida e na água. Ademais, ambos possuem um problema em comum: quando sofrem algum tipo de rachadura ou arranhão, podem acumular bactérias nas fissuras, o que pode prejudicar o animal. Sendo assim, a melhor opção acaba sendo a cerâmica, o inox ou o vidro, que além de serem mais fáceis de limpar, não liberam nenhuma substância.



