SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Academia de Hollywood e Chanel celebram mulheres cineastas em almoço especial em Los Angeles

Academy President Lynette Howell Taylor, Alina Simone, Marlén Viñayo and Kim Taylor-Coleman at the Academy Women’s Luncheon Presented by CHANEL hosted by the Academy of Motion Picture Arts and Sciences on Tuesday, November 4, 2025.

Compartilhe essa notícia!

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em parceria com a grife Chanel, realizou nesta segunda-feira (4) o tradicional Academy Women’s Luncheon, evento anual dedicado a celebrar e incentivar a participação de mulheres na indústria cinematográfica mundial. O encontro aconteceu no Museu da Academia, em Los Angeles, e reuniu atrizes, diretoras, produtoras, roteiristas e executivas do cinema internacional.

O evento destacou o Academy Gold Fellowship for Women, programa da Academia criado para apoiar novas vozes femininas no audiovisual. A presidente da instituição, Lynette Howell Taylor, abriu a cerimônia, seguida pela renomada figurinista Ruth E. Carter — vencedora do Oscar — responsável por anunciar as bolsistas contempladas neste ano: a jornalista e cineasta Alina Simone, representante dos Estados Unidos, e Marlén Viñayo, cineasta radicada em El Salvador, premiada como bolsista internacional. A atriz e diretora Kristen Stewart encerrou a tarde com um discurso especial.

Cineastas premiadas

Alina Simone, nascida na Ucrânia e radicada nos Estados Unidos, é jornalista e cineasta premiada. Seu documentário de estreia, Black Snow (2024), produzido por Erin Brockovich, estreou no festival CPH:DOX e já percorreu mais de 20 festivais internacionais, acumulando prêmios como Cinema Eye Honors, F:ACT Award e o Sustainable Future Award. A obra será exibida pela rede PBS na temporada 2025-2026.

Simone também é reconhecida por sua atuação no jornalismo, com publicações no The New York Times, The Wall Street Journal, The Guardian e The Atlantic, além de ter lecionado escrita de não-ficção na Universidade Yale.

Marlén Viñayo, vencedora internacional do programa, é diretora, roteirista e produtora. Fundou em El Salvador a produtora La Jaula Abierta Films e já conquistou premiações nos principais festivais do mundo, como SXSW, IDFA, Hot Docs e DocsBarcelona. Entre seus filmes mais conhecidos estão Cachada: The Opportunity (2019) e Unforgivable (2020). Viñayo acumula indicações a prêmios como o Emmy e o IDA Documentary Award, além de ter recebido o prestigiado Prêmio Gabo.

Incentivo à presença feminina no cinema

O programa Gold Fellowship for Women oferece mentoria personalizada, suporte financeiro e oportunidades exclusivas de networking para cineastas em início de carreira. Todos os anos, duas bolsas são concedidas: uma a uma profissional nos EUA e outra a uma cineasta de qualquer outra parte do mundo — sempre com o objetivo de ampliar o protagonismo feminino na sétima arte.

A parceria com a Chanel reforça o compromisso histórico da marca com o cinema e com o apoio a mulheres artistas — legado iniciado por sua fundadora, Gabrielle Chanel, que colaborou com importantes nomes da indústria ao longo do século passado.


SB24Horas Internacional

O portal acompanha os principais acontecimentos do cinema e da cultura mundial, conectando leitores de Santa Bárbara d’Oeste e região às tendências e movimentos que moldam a indústria global.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!