O abacate é uma fruta com vários benefícios para a saúde, além de ser uma fruta deliciosa e fácil de colocar em qualquer receita. E para te ajudar a entender melhor sobre todos os benefícios dessa fruta para a sua saúde, preparamos um conteúdo completo.
Dessa forma, você entende tudo que a fruta pode proporcionar para a sua saúde e os motivos para adicionar o abacate nas suas alimentações.
Quer saber quais são os benefícios do abacate para a sua saúde? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!
Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
O abacate possui ativos antioxidantes, que atuam eliminando os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce. Além de prevenir o envelhecimento precoce das células da pele, a ação antioxidante do abacate ajuda a aumentar a elasticidade da pele e a reduzir linhas de expressão.
Outro benefício do abacate para a pele é que a fruta é rica em vitamina C, um ativo essencial na metabolização do colágeno, que ajuda a melhorar a firmeza da pele. Por isso, consumir a fruta ou até mesmo o óleo de abacate no seu cotidiano podem ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e deixar a sua pele mais bonita.
Auxilia no ganho de massa muscular
Todo mundo sabe que o abacate é uma fruta rica em gorduras, mas você sabia que essas gorduras são o que chamamos de gorduras boas? Essas gorduras boas são responsáveis por dar a energia que o corpo precisa para realizar várias atividades, como por exemplo, atividades físicas.
Por isso, consumir a fruta antes dos seus treinos pode auxiliar no ganho de massa muscular, uma vez que além da energia, a fruta fornece proteínas para a recuperação muscular.
Além disso, a fruta também é rica em potássio, que ajuda a combater a fadiga e as câimbras musculares, e magnésio, um mineral importante para a contração dos músculos.
É rico em ácido fólico
O abacate é uma fruta rica em ácido fólico, componente essencial na formação das células sanguíneas. Por isso, a fruta é muito indicada para auxiliar no tratamento de anemia, bem como em mulheres nos primeiros meses de gravidez.
Isso acontece porque, o ácido fólico presente no abacate não só atua na formação das células sanguíneas como também no sistema nervoso do feto.
Ajuda a emagrecer
O abacate é um alimento rico em fibras, que são responsáveis pela sensação de saciedade e por controlar o apetite. Além disso, o abacate também possui vitaminas do complexo B, que são responsáveis por melhorar o metabolismo.
Ou seja, ao consumir o abacate na sua alimentação, você não só garante ter menos fome quanto também melhora o seu metabolismo, auxiliando no emagrecimento. Porém, como o abacate é rico em gorduras, o consumo da fruta com objetivo de emagrecer deve ser feito em pequenas quantidades.
Combate a prisão de ventre
Além de ajudar na saciedade, o abacate também ajuda a combater a prisão de ventre, justamente por ser um alimento rico em fibras. Isso porque, o consumo de alimentos ricos em fibras aumenta o volume das fezes e o trânsito intestinal, evitando que as fezes fiquem duras e paradas no intestino,
Porém, esses benefícios das fibras só são alcançados com um aumento na ingestão de água, que faz com que as fezes fiquem mais hidratadas, facilitando a evacuação.
Controla a pressão arterial
O abacate é rico nos minerais potássio e magnésio, que em conjunto, são responsáveis por reduzir a pressão arterial. Isso acontece porque o potássio ajuda a eliminar o sódio pela urina, enquanto o magnésio atua na produção de óxido nítrico, que auxilia no relaxamento dos vasos sanguíneos.
O sódio é um dos principais causadores da pressão alta, já que o sódio faz com que todas as moléculas de água se juntem a ele, aumentando a quantidade de líquido nos vasos sanguíneos. Porém, com a combinação de potássio e magnésio, é possível controlar a pressão arterial, evitando problemas de saúde mais graves.
Agora você já sabe quais são os benefícios do abacate para a sua saúde. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é escolher a melhor forma de incluir a fruta na sua dieta e aproveitar todos os benefícios dela.




VEJA TAMBÉM
Alzheimer avança no Brasil e pressiona sistema de saúde por diagnóstico precoce
Combate à poliomielite: vacinação infantil é fundamental para a saúde das crianças
Sedentarismo: especialistas revelam quanto tempo de exercício é necessário para superá-lo