A Saúde Capilar e as Emoções

Estresse pode causar Alopecia Areata, doença que faz perder os cabelos

 

A alopecia areata é uma doença inflamatória associada a alteração no sistema imunológico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o problema afeta de 1 a 2% da população, podendo acometer ambos os sexos. A complicação atinge pessoas de todas as idades, muito embora 60% dos pacientes diagnosticados possuem idade inferior a 20 anos.

 

Dr. Thiago Bianco, cirurgião de transplante capilar, explica que a doença é autoimune e idiopática, ou seja, não tem uma causa definida. No entanto, a patologia pode ter relação com o estresse e a saúde emocional. O primeiro e único sintoma emitido pelo problema é a queda dos cabelos. “O organismo junto às células de defesa começa a reconhecer os folículos capilares como agentes de agressão e a destruí-los”, comenta. O médico sinaliza que, diferente dos outros tipos de calvície, a areata provoca a perda de ilhas de fios, geralmente com formato arredondado no couro cabeludo e requer tratamento específico.

 

A psicóloga Lizandra Arita alerta sobre os malefícios do estresse para a saúde de todo o organismo, inclusive a dos cabelos. “Pessoas com quadro elevado de estresse no dia a dia estão suscetíveis a baixa imunidade e vários desequilíbrios hormonais relacionados a saúde dos fios”, comenta a terapeuta que reforça a importância da avaliação médica junto ao tratamento psicoterapêutico.

 

Principalmente entre as mulheres, a perda brusca dos cabelos pode ser assustadora, mas é possível reverter a queda e corrigir as falhas no couro cabeludo. Bianco indica como principal tratamento, os corticoides por via oral ou injetáveis. “Após poucos meses o paciente já pode notar o crescimento de novos fios, porém existem casos de recidivas, vai depender da reação de cada organismo”, conclui.

 

 

 

 

Dr. Thiago Bianco, médico expert em transplantes capilares.

Considerado um dos pioneiros a realizar a técnica de implante microfolicular guiado por vídeo, Dr. Thiago Bianco está apto para falar sobre qualquer assunto ligado à queda de cabelo (causa e tratamento) para homens e mulheres. Graduado em Medicina em 2006, especializou-se em cirurgia geral e trauma, além de direcionar sua carreira para área de implante capilar. Membro titular da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), atualmente realiza um trabalho pioneiro com as técnicas de FUT (Follicular Unit Transplant) e FUE (Follicular Unit Extraction) para o transplante capilar de barba e de sobrancelha.

 

 

 

Lizandra Arita, psicóloga especialista em clínica e institucional

Especializada em Programação Neurolinguística, Hipnose e Auto-Hipnose, Rebirthing (método de respiração consciente), Psicodinâmicas e Gerenciamento de Emoções e Conflitos.  Atua, em tratamentos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, fobias, pânico e Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC). Graduada pela Universidade Bandeirantes de São Paulo, a psicoterapeuta Lizandra Arita tem experiência em Psicologia Clínica e Institucional pelo Hospital Vera Cruz.

Comentários

Notícias relacionadas