Artigos / Opinião

A educação familiar de antigamente – por Douglas S. Nogueira

        A educação familiar em tempos passados trouxe ao Brasil de hoje um seríssimo problema, o atraso no intelecto de muitos.

         Antigamente, um filho era simplesmente obrigado a deixar a escola para se dedicar exclusivamente ao trabalho, que em diversos casos era braçal, bruto e desgastante. Além do mais, se o mesmo não se submetesse a essa exigência dos pais, o castigo vinha e de maneira cruel.

         Esse tipo de educação familiar parecia mais uma educação animal, já que o intelecto de muitas crianças, jovens que hoje se encontram na condição de adultos, foi prejudicado. Não se formava doutores, administradores ou engenheiros, formava-se em casa homens e mulheres amedontrados e exclusivos para o trabalho, escola nem pensar, o que importava era que tais filhos ajudassem a trazer recursos financeiros para o lar. Resultado: homens e mulheres de hoje sem cultura alguma.

         Era realmente ridícula e desprezível a educação familiar de antigamente. Os pais daquela época ao educarem, traziam na verdade mágoas do passado sofrido que viviam e despejavam as mesmas para cima dos filhos, sendo que qualquer ato de desobediência era motivo para uma bela surra.

         Muitos adultos de hoje, crianças e jovens de tempos passados, lamentam e muito o fato de não terem formação alguma, da falta que hoje faz a escola. Obrigados a trabalharem como animais e não como seres humanos, tais adultos se lembram desses tempos com muita tristeza e dizem a si mesmos que nunca agirão de tal forma com seus filhos.

         O pior de tudo isso é que os pais de tempos antigos que hoje apresentam-se como avós em diversos casos, acreditam que aquela educação era correta e apropriada, já que quando hoje um filho resmunga com seu pai, tais avós dizem:

_ Dê a ele(a) uma bela surra, deixe de castigo por uma semana!

Aí então o pai ou a mãe indaga:

_ Mas amanhã, terá que ir à escola.

E os avós dotados pela ignorância de antigamente, respondem:

_ Escola para quê? Nunca estudamos e hoje somos pessoas de bem.

Ridículo! O cúmulo da ignorância! Tais senhores com certeza hoje não sabem nem o mínimo, como por exemplo; quem descobriu o Brasil e qual a capital do país.

Infelizmente essa é a realidade. A sociedade de hoje sofre com o atraso intelectual e cultural de milhões e milhões de pessoas, que graças à horrorosa educação familiar de antigamente, padecem nos dias atuais por não conseguirem acompanhar o ritmo acelerado de conhecimento que o mundo apresenta.

Dizer que naquela época não existiam tantos bandidos, alcoólatras ou drogados por motivo de tal educação, nada mais é que um grande equívoco, pois foi justamente em tempos passados que a criminalidade deu seu arranque, isso pode ter ocorrido justamente pela revolta causada dentro dos lares. A falta de condição e permissão para estudar de tais jovens e crianças, juntamente com a rigidez excessiva na criação das mesmas, podem ter feito do Brasil um grande criador de pessoas de mau caráter, além do país possuir hoje uma grande fatia de atrasados e sem cultura alguma.

 O mundo se modificou de tal maneira, que obrigou os pais de hoje oriundos daquela rígida educação antiga, a concordarem que a melhor maneira de criarem seus filhos, é a conversação e a permissão para que os mesmos possam estudar, trilhando o caminho da cultura, do avanço intelectual.

Provavelmente as gerações futuras estarão livres por completo, da antiga, ridícula e errada educação familiar de antigamente, que não fez mais nada do que proporcionar a sociedade de hoje, uma multidão de incultos e sistemáticos.

 

Autor: Douglas S. Nogueira

Técnico de Manutenção e Planejamento

E-mail: douglas_snogueira@yahoo.com.br

BLOG: www.douglassnogueira.blogspot.com    

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
https://sb24horas.com.br