Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Revitalização das casas da Estação Cultural de SBO são finalizadas

Redação 28 de abril de 2015 4 minutes read

O descerro da placa inaugural ocorrerá no dia 30 de Abril de 2015, às 9h30, na Casa 5 da Estação Cultural.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Fundação Romi realiza neste dia 30 o descerro da placa inaugural da Casas da Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste – o evento é fechado para convidados. O projeto, realizado pela própria instituição, foi viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, através do patrocínio da Indústrias Romi e da DENSO, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d´Oeste e da Rede Ferroviária Federal.

 

Esta é mais uma etapa do projeto principal, iniciado em 2007, com a revitalização da antiga Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste, hoje transformada em um espaço plural e multicultural conhecido como Estação Cultural. O conjunto do projeto é composto pelo antigo prédio da estação, o armazém, o prédio anexo (café restaurante), os sanitários, o subsolo de apoio e as cinco casas.

 

Nesta etapa, a revitalização ocorreu na Casa 1 e Casa 5, e no paisagismo do entorno. O investimento de R$180.000,00 na revitalização das casas da Estação Cultural somente foi possível através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), do Ministério da Cultura. O incentivo fiscal é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural, por meio da destinação de parte do imposto devido a uma causa, ação ou projeto.

 

A revitalização das Casas Estação Cultural ocorreu com o intuito de ampliar os espaços plurais e de fomento cultural, melhorar a infraestrutura e os locais voltados à promoção de expressões artístico-culturais do município e, sobretudo, organizar, manter e disponibilizar para a comunidade os bens culturais do conjunto da Estação, garantindo a preservação do patrimônio histórico daquela edificação.

 

“A revitalização sempre foi um desejo da Fundação Romi e da Indústrias Romi pensando na comunidade barbarense, para que a população pudesse frequentar um espaço agradável, com acesso à cultura e manifestações artísticas e por isso ficamos muito contentes com o apoio da DENSO e a ajuda da Secretaria de Obras e de Meio Ambiente da Prefeitura nessa etapa. É importante para a cidade poder contar com um local como esse para que a população frequente e faça uso. Antes da chegada da Fundação Romi e da revitalização o espaço estava abandonado, degradado, tornando-se inclusive perigoso e hoje é inclusive palco de grandes momentos culturais como a Virada Cultural Paulista.”, relata a Superintendente da Fundação Romi, Marcia Ameriot.

 

 

Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções culturais de qualidade e gratuitas para todos os públicos ao longo ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram de suas oficinas, eventos e exposições.

 

A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3455-4830.

 

Fundação Romi

 

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A. , instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos.

 

A Fundação Romi está localizada na Avenida Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Prefeitura de Sumaré lança a 3ª edição de Coleta itinerante de Embalagens vazias de agrotóxicos
Next: Negociação é tarefa fundamental no cotidiano dos executivos, afirma especialista
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente