29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura de Sumaré lança a 3ª edição de Coleta itinerante de Embalagens vazias de agrotóxicos

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Sumaré realiza nesta quinta-feira, dia 30 de abril, a 3ª edição da campanha de “Coleta  Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxico”. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Emprego, Trabalho, Geração de Renda e Desenvolvimento Econômico, por meio da Superintendência de Agricultura e Turismo, em parceria com o INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e com a Coplacana (Cooperativa dos plantadores de cana de Piracicaba), visando evitar impactos para o meio ambiente e para a população.

As embalagens serão recolhidas na rua Pollux, s/n, no campo de futebol localizado nas Chácaras Cruzeiro do Sul. Segundo o superintendente de Agricultura e Turismo, Valdir Belintan, “a expectativa é que alcancemos a mesma meta do ano passado, que são 7 toneladas”, avalia.

Para Belintani, a ação itinerante das embalagens “incentiva os agricultores da cidade a guardarem adequadamente as embalagens para que, assim, o descarte seja feito desta forma segura”.

 

Edições

Na primeira edição da Campanha foram arrecadas 4 toneladas vazia. Na segunda foram  7 toneladas de embalagens vazias recolhidas. A iniciativa tem como objetivo incentivar os agricultores e avicultores (criadores de aves para produção de alimentos, em especial carne e ovos) da cidade sobre a forma correta e segura de descarte das embalagens vazias de agrotóxico.

 

Agricultura

Sumaré, com área total em torno de 153,5 km², está dividida praticamente pela metade entre perímetro urbano e rural: são 77,31 km² de área urbana e 76,56 km² de área rural. Cerca de 300 produtores, divididos em agriculturas empresariais e familiares, estão cadastrados pela Superintendência de Agricultura e cultivam tomate, cana-de-açúcar, milho, soja, mandioca e hortifrutigranjeiro, incluindo banana, goiaba e ovos, entre outros. No Município há 3 Assentamentos Rurais formados por famílias cujo sustento vem da atividade agrícola.

 

Fonte: Prefeitura de Sumaré

Foto: Ilustrativa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!