Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Após longa estiagem, chuva no Sudeste deve durar até segunda-feira

Redação 31 de outubro de 2014 3 minutes read
  • CLIQUE E SAIBA MAIS

A partir da tarde de hoje (31), as pancadas de chuva deverão ser mais frequentes e abundantes em toda a Região Sudeste, que sofre com níveis recordes de baixa nos reservatórios. Os períodos de chuva devem se repetir todas as tardes, pelo menos, até segunda-feira (3). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema de alta pressão atmosférica que mantém o ar mais quente e seco próximo à Terra vinha bloqueando a entrada de frentes frias e a ocorrência de áreas de instabilidade no país. Esse fenômeno impedia a formação de nuvens.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

“Mas, já estamos notando esta alta pressão deslocada para o oceano, o que promove episódios de convergência da umidade da Amazônia”, diz a meteorologista do Inmet Helena Turon Balbino.

No entanto, a ocorrência de precipitações dentro da normalidade para o período não será ainda suficiente para repor, de imediato, a água dos principais mananciais de abastecimento da cidade de São Paulo e de municípios vizinhos. O monitoramento diário feito pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), desde 2003, indica que o nível de armazenamento do Cantareira nunca havia ficado tão baixo. O sistema é o mais importantes entre os seis administrados pela Sabesp e atende ao consumo de 6,5 milhões de pessoas.

Nos últimos 11 anos, sem considerar a situação atípica de 2014, em que foi preciso usar a reserva técnica (água que fica abaixo da captação por gravidade), o menor nível do Cantareira foi registrado em 2003 (5,4%). Já o quadro mais confortável da captação disponível para a distribuição foi constatado em 2009, quando o nível de água armazenada chegou a 80,7% da capacidade de operação do sistema.

O menor nível da reserva útil este ano chegou a 8,2%, em 16 de maio. Naquele dia, em uma decisão do governo paulista para evitar um colapso no abastecimento, entrou em operação o bombeamento da primeira cota da reserva técnica, que ajudou a elevar o volume para 26,7%. Como a estiagem se prolongou de forma drástica durante todo o inverno e começo da primavera com temperaturas acima do normal para essas estações, no último dia 23, essa marca já tinha recuado para 3%.

Desde o último dia 24, a Sabesp passou a informar apenas o índice que engloba o volume da segunda cota da reserva técnica (com acréscimo de 105 bilhões de litros), mas que ainda não está sendo bombeada. Isso fez com que naquele dia o índice subisse para 13,6%. Hoje, o nível indica 12,4% ante 12,6 medido ontem (30).

Além da baixa na captação de água, o tempo seco tem afetado a vegetação em torno das represa, por exemplo, a mata da Serra da Cantareira, existente próximo à Barragem Paiva Castro, em Mairiporã. Parte das árvores e da vegetação rasteira foi consumida por incêndios ou secou por falta de umidade.

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Sacilotto propõe mudança no Regimento Interno para flexibilizar convocação de agentes políticos pela Câmara
Next: Mais de 68 mil brasileiros serão diagnosticados com câncer de próstata em 2014
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan santa barbara doeste SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente