Ações promovem experiências inspiradoras, reflexões e engajamento de diversos atores em territórios amazônicos
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, apoia iniciativas que unem cultura, educação para a sustentabilidade e preservação ambiental durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro. As ações visam promover experiências inspiradoras, reflexões e engajamento de diversos atores em territórios amazônicos e reforçam a importância dos temas a serem discutidos durante a COP30.
Uma das iniciativas apoiadas pela companhia é o Barco Cultural “Banzeiro da Esperança”, expedição fluvial e cultural que partiu de Manaus rumo a Belém, com o objetivo de conectar comunidades ribeirinhas, povos indígenas e quilombolas, juventudes, pesquisadores e parceiros no trajeto que teve paradas em Parintins e Santarém. Ao longo da jornada, o Banzeiro foi palco de ações artísticas e formativas, incluindo shows musicais e apresentações de artes cênicas. A programação ainda contou com painéis sobre a COP30 e agendas de clima na Amazônia, escutas de relatos comunitários, mural de memórias e exposição fotográfica, além de oficinas de audiovisual.
Outra iniciativa acontece no Museu da Empatia, onde o público é convidado a “vestir o sapato” de pessoas da Amazônia e ouvir suas histórias. Duas dessas trajetórias são de mulheres que são beneficiadas por projetos sociais apoiados pela Suzano no Maranhão e Tocantins. A exposição interativa “Walking in Their Shoes” colabora para a conscientização da população local e visitantes sobre as diversas experiências de vida e diversidade da população amazônica, além de enfatizar a necessidade da inclusão de perspectivas locais nas políticas ambientais, promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável.
O movimento internacional Jaguar Parade Belém 2025, também apoiado pela Suzano, acende um alerta sobre a importância das onças-pintadas para a biodiversidade. A ação apresenta esculturas do animal em espaços urbanos – como o aeroporto da cidade –, criadas exclusivamente por artistas da Amazônia. Posteriormente, as obras serão leiloadas e os recursos destinados à conservação da espécie.
Outra ação apoiada pela Suzano é o lançamento do ‘’Livro Amazônia’’ que celebra a cultura, tradições, artesanato e gastronomia dos povos originários e de outras comunidades tradicionais da região. A obra destaca iniciativas de sustentabilidade que transformaram a vida de indígenas, quilombolas e ribeirinhos, além de abordar a preservação da floresta. Serão realizadas sete edições bilíngues (português/inglês), com lançamento em Belém durante a COP30. Parte da tiragem será doada ao Sistema Nacional de Bibliotecas e a Organizações da Sociedade Civil da Amazônia.
“A realização da COP30 em Belém é um momento histórico para o Brasil e para o mundo, e representa uma oportunidade importante de contribuirmos com soluções que integrem desenvolvimento social, econômico e enfrentamento à crise climática”, afirma Marcela Porto, diretora de Comunicação e Marca da Suzano. “É inspirador acompanhar o país se mobilizando e construindo pontes entre empresas, sociedade civil e governos, e é um privilégio fazer parte dessa jornada, apoiando iniciativas que refletem o que somos e no que acreditamos”, completa Marcela.
Além dessas iniciativas, executivas e executivos da Suzano estarão presentes em painéis e eventos durante a COP30 para contribuir em discussões sobre a importância da agenda climática e apresentar cases que mostrem resultados concretos alcançados pela companhia.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br




VEJA TAMBÉM
Torcida do Palmeiras prepara megaevento no Teatro de Arena Elis Regina para final da Libertadores 2025
Suzano reporta aumento de eficiência operacional com nova redução do custo caixa no terceiro trimestre
Suzano valoriza o papel da leitura e reforça sua presença na cadeia produtiva que transforma matéria-prima em livros