Os vereadores Juninho Dias e Roberta Lima protocolaram na Câmara Municipal de Americana o Projeto de Lei nº 125/2025, que promove avanços importantes no Estatuto de Defesa, Controle e Proteção dos Animais (Lei nº 4.547/2007).
A proposta inclui o artigo 42-A e altera o artigo 43, trazendo novas diretrizes que fortalecem a guarda responsável e o respeito aos animais.
Uma das principais mudanças é a inclusão do termo “tutor” como alternativa a denominação “proprietário”, reconhecendo o vínculo afetivo entre pessoas e animais, sem prejuízo dos direitos e deveres legais. “O termo tutor reflete a relação de cuidado e proteção que os animais merecem, alinhando nossa legislação com a evolução da ética e do direito animal”, destacaram os autores do Projeto de Lei.
O projeto também estabelece normas mais claras para a responsabilidade de manter os animais em condições adequadas de saúde, alojamento e alimentação, além de reforçar a obrigatoriedade da vacinação. Outro ponto de destaque é a exigência do recolhimento imediato dos dejetos fecais em vias e espaços públicos, medida que garante salubridade, previne doenças e promove o respeito à coletividade.
De acordo com os parlamentares, a proposta busca estimular a consciência cidadã e a preservação dos espaços urbanos.
VEJA TAMBÉM
Vereador Cabo Dorigon solicita instalação de lombadas na SP-306 em Santa Bárbara d’Oeste
Vereador Joi Fornasari denuncia descumprimento de TAC sobre acessibilidade em escola estadual de Santa Bárbara
Academia ao ar livre no Parque Zabani apresenta riscos e Vereador Carlos Fontes cobra soluções