Após a enchente histórica que atingiu Santa Bárbara d’Oeste no início de 2025, a Prefeitura anunciou a ampliação do desassoreamento do Ribeirão dos Toledos, que agora alcança a região do Jardim Conceição. A ação, realizada em parceria com a iniciativa privada, consiste na retirada de sedimentos do leito do ribeirão, medida que, segundo a Administração, visa melhorar o escoamento das águas e prevenir alagamentos.
Apesar de importante, a pergunta que fica é: isso é suficiente para evitar novos desastres com a chegada das próximas chuvas torrenciais?
O desassoreamento é uma medida pontual, necessária, mas isolada, que não resolve por completo a complexa equação da prevenção de enchentes. Especialistas apontam que enfrentamentos eficazes contra tragédias naturais exigem planejamento urbano inteligente, recuperação de áreas verdes, investimento em infraestrutura de drenagem, fiscalização ambiental e campanhas de conscientização com a população.
A reportagem do SB24Horas questiona: quais outras ações estão sendo pensadas ou executadas pela Prefeitura? O que os vereadores, deputados e demais representantes da cidade têm feito para garantir segurança hídrica e evitar que Santa Bárbara reviva os dias de desespero causados pela força da natureza?
É preciso destacar também a urgência de um plano municipal de prevenção a desastres naturais, com metas, prazos e transparência. Ações emergenciais são importantes, mas ações estruturais e de longo prazo são indispensáveis.
A cidade não pode mais depender apenas de retroescavadeiras e caminhões de terra. É hora de sair da superfície do ribeirão e aprofundar o debate. A pergunta que ecoa entre os moradores é: vamos continuar apenas dragando ou vamos, de fato, planejar um futuro mais seguro?





VEJA TAMBÉM
Exposição do programa Caminhos da Cultura fica aberta até esta sexta
Santa Bárbara oferece 1.510 vagas de emprego
Santa Bárbara, 207 anos: Casa do Papai Noel recebe espetáculo “Era uma vez o Natal” na segunda