SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vai começar o inverno no hemisfério sul

Compartilhe essa notícia!

Os dias serão mais curtos e as noites mais longas

Em 2025, o solstício iniciará em 20 de junho, às 23 horas e 42 minutos e terá a duração de 93 dias, 15 horas e 37 minutos.
Nessa época, enquanto é inverno no hemisfério sul para o hemisfério norte será verão.

POR QUE OCORRE O SOLSTÍCIO?

O solstício é causado pela inclinação da Terra em seu eixo e seu movimento em órbita ao redor do Sol.

O eixo da Terra pode ser imaginado como um polo imaginário que atravessa o centro do nosso planeta, de “cima” a “baixo”. A Terra gira em torno desse polo, dando uma volta completa a cada dia. É por isso que temos dia e noite, e por que cada parte da superfície da Terra recebe um pouco de cada.

A Terra não orbita em linha reta; seu eixo está sempre inclinado 23,5˚ em relação à linha Sol-Terra, razão pela qual temos estações. Durante o solstício de junho, em comparação com qualquer outra época do ano, o polo norte inclina-se mais diretamente em direção ao Sol, e o polo sul inclina-se mais diretamente para longe do Sol.

DURAÇÃO DO DIA E DA NOITE

Como resultado, todos os locais ao norte do Equador têm dias com mais de 12 horas e todos os locais ao sul têm dias com menos de 12 horas. Esse efeito é maior em locais mais distantes do Equador.

No caso do hemisfério norte, em áreas tropicais, o dia mais longo dura pouco mais de 12 horas; na zona temperada, é significativamente mais longo; e locais dentro do Círculo Polar Ártico vivenciam o Sol da Meia-Noite ou dia polar, quando o Sol não se põe à noite.

Por outro lado, no hemisfério sul, o dia do solstício de junho é o dia mais curto do ano. Aqui, também, o efeito é maior quanto mais distante o local estiver do equador. Locais dentro do Círculo Antártico vivenciam a noite polar, quando o Sol não nasce.

DIAS MAIS CURTOS E NOITES MAIS LONGAS NAS CIDADES DO BRASIL

Utilizando como base de cálculos os horários do nascer e ocaso do Sol fornecidos pelo Astronomical Applications Department do U.S. Naval Observatory e considerando apenas as horas e minutos no formato hh:mm pode-se constatar que a duração do dia claro é menor e a duração da dia escuro (noite) é maior, dentro de um período. Observe os exemplos abaixo para as cidades:

Natal (RN): a duração do dia claro entre 10/06 e 01/07 é de 11 horas e 47 minutos. Por consequência, a duração da noite é de 12 horas e 13 minutos.

São Paulo (SP): a duração do dia claro entre 15/06 e 26/06 é de 10 horas e 41 minutos. Por consequência, a duração da noite é de 13 horas e 19 minutos.

Porto Alegre (RS): a duração do dia claro entre 14/06 e 27/06 é de 10 horas e 13 minutos. Por consequência, a duração da noite é de 13 horas e 47 minutos.

Agora, de fato, se considerarmos os segundos nesse cômputo, no formato hh:mm:ss, temos o dia claro mais curto e a noite mais longa no primeiro dia do solstício de inverno para o hemisfério sul.

Seja como for, os amantes da Astronomia Observacional localizados no Brasil comemoram esse período. Afinal, o tempo para poder observar e contemplar as belezas que o céu noturno nos proporcionam é o maior possível. E, para saber quais eventos observar durante as noites, basta acessar o canal do YouTube da Urânia Planetário. Por lá, todas as terças feiras, às 19h30 o Prof. Dr. Marcos Calil ensina como observar os principais eventos astronômicos da noite e da semana.

Não perca a oportunidade de observar e bons céus!

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!