A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, ofertou 65 atividades formativas e de qualificação profissional para educadores da rede municipal em 2024. Foram mais de 1.400 horas de capacitação oferecidas gratuitamente a professores e gestores da rede, com temáticas variadas como educação antirracista, matemática, gestão e inclusão escolar, em andamento.
A Formação em Inclusão Escolar a partir de Práticas Baseadas em Evidências oferece 500 vagas para gestores, professores e equipes técnicas das escolas e da Secretaria de Educação, na área de educação especial e inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência. São 62 horas de formação em inclusão escolar e a primeira turma tem até fevereiro de 2025 para concluí-las. A atividade é fornecida pelo prof. Dr. Lucelmo Lacerda e equipe. Lacerda é considerado uma das referências em inclusão na Educação Brasileira e palestrou para educadores da rede municipal durante a 31ª Semana da Educação de Americana, em 2023.
Em 2025, também prossegue a formação “Espaços da Infância”, voltada à Educação Infantil e promovida em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o objetivo de qualificar o trabalho desenvolvido nas creches, EMEIs e Casas da Criança, por meio da adoção de novas práticas pedagógicas. Além das oficinas e palestras online e presenciais, no próximo ano haverá entrega de documentos pedagógicos, projetos de identidade e artigos de cada unidade escolar, demonstrando o percurso de trabalho desde o início da formação e tornando os resultados visíveis à comunidade escolar. Uma mostra de trabalhos em outubro do próximo ano encerra a formação.
A oficina sobre linguagem cinematográfica intitulada “Cine Seduc” também continua em 2025. Nas edições deste ano, foram exibidos os filmes “Dias Perfeitos” (2023), de Wim Wenders, e “O Sabor da Vida” (2023), dirigido por Tran Anh Hung. A formação é destinada a professores e gestores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e inclui um debate sobre as questões apresentadas pelo filme, além de atividade complementar.
As formações essenciais acontecem durante a jornada e as opcionais são oferecidas fora do horário de trabalho, por meio de convites aos educadores. Em Americana, as capacitações contam pontos para a progressão funcional do quadro do magistério, nos termos da lei que institui o Plano de Carreira e Salários dos Integrantes do Quadro do Magistério Público Municipal.
O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, avaliou positivamente o cronograma de formações. “Oferecer uma Educação de qualidade para todos é uma premissa da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi desde o primeiro dia e a qualificação continuada dos profissionais, aliada à remuneração de acordo, são componentes essenciais desta equação que resulta em estudantes motivados, com material didático de qualidade e com professores bem formados”, declarou.
Texto e fotos por Beatriz Costa (MTb 39.517)
VEJA TAMBÉM
Corrida e Caminhada Pernas da Alegria espera público de 6 mil em Americana (SP)
Feira Literária e Artística de Americana acontece neste domingo (14), no Jardim Botânico: mais de 250 atrações
AutoZone Brasil anuncia vagas em Paulínia (SP) para área de logística