SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Ideias criativas para tornar o Natal ainda mais mágico para as crianças

Natal ainda mais mágico para as crianças
Compartilhe essa notícia!

Quer deixar o Natal mais gostoso e especial para as crianças? Veja algumas dicas para envolver os pequenos na preparação.

O Natal é uma data que faz parte do imaginário de todos, principalmente das crianças. É uma época cheia de magia, presentes e experiências em meio a personagens como o Papai Noel, as renas e os duendes.

A festa ainda é um momento para reunir e reencontrar familiares, conversar, beber, comer e trocar presentes de Natal. Durante esse período, você pode implementar algumas ações para tornar o natal ainda mais mágico para as crianças, reforçando o verdadeiro espírito natalino.

Ideias para criar uma tradição natalina em família

Quem não se lembra do frio na barriga ao se aproximar o Natal, com a chegada dos presentes? Essa noite pode ser usada pela família para construir memórias afetivas com as crianças. É o momento ideal para contar histórias, criar experiências, fazer jogos, receitas especiais e outros.

O Natal é uma data que nos relembra da importância de construir boas tradições familiares e renovar os nossos votos de amor uns pelos outros por meio de ações. Por isso, envolva as crianças nos preparativos e crie suas próprias tradições em família.

Comece com a decoração

A decoração da casa marca o início do Natal, por isso capriche nos objetos decorativos, nas luzes e nas cores. Envolva as crianças nas tarefas, peça a elas que ajudem a pendurar o pisca-pisca, organizar os presentes e outros. Além disso, você ainda pode incentivar os pequenos a fazer os seus próprios enfeites de Natal. 

Monte a árvore de Natal

A árvore de Natal é o maior símbolo dessa data comemorativa. Por isso, é interessante incluir as crianças nesse momento. É encantador para os pequenos participar da montagem da árvore, adicionando os enfeites e as luzes.

Aproveite esse momento para reunir a família e colocar as mãos na obra. Peça aos pequenos que façam algum item de decoração para adicionar, assim eles se sentirão ainda mais incluídos. Com certeza esse é um momento que ficará guardado no coração das crianças.

Faça a cartinha para o Papai Noel

Crie a tradição de escrever todos os anos uma cartinha para o Papai Noel e ensine as crianças a tirar esse momento para pensar no que vão agradecer e quais os desejos para o próximo ano.

Ensine as crianças a pedir não apenas coisas materiais, mas incluir também desejos como ter mais paz, saúde e alegria. Essa é uma forma de ensinar valores que ficarão guardados na memória.

Conte histórias

Aproveite o Natal para resgatar essa tradição cultural tão importante: a contação de histórias. Esse costume perpetuado por gerações é capaz de ensinar e criar memórias afetivas fortes nas crianças.

Para essa atividade, escolha os livros que são adequados para a idade das crianças que irão participar. Reúna todas em uma roda e narre as histórias. Se desejar, ainda podem improvisar um teatro envolvendo adultos. Por exemplo, uma caixa de papelão pode virar um trenó e, com um gorro vermelho, um adulto vira o Papai Noel!

Assista a filmes natalinos

Os filmes com temas de Natal são clássicos que há anos entretêm crianças e adultos nessa noite. Reviva essa tradição na sua casa e deixe o momento mais lúdico, planejando uma sessão de cinema temática e adicionando: pipoca com as cores do Natal, bebida vermelha aromatizada, marshmallows no palito e outros.

Preparem comidas natalinas

Que tal incluir as crianças na elaboração dos pratos de Natal? Fazer isso é uma oportunidade de incentivar os filhos a terem mais autonomia, de criar memórias afetivas e fortalecer o vínculo familiar.

Convide as crianças a fazer receitas simples, como bolo de laranja ou cookies de chocolate. Deixe que elas quebrem os ovos, mexam a massa com a mão para sentir a textura e manuseiem os utensílios e outros ingredientes de forma autônoma. Dessa forma, elas vão achar esse momento ainda mais gostoso e especial.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!