Lançamento será no dia 9 de dezembro, no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”, com entrada gratuita
Os espectadores de toda a região e de várias partes do Brasil, que há anos prestigiam o Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste, terão agora a oportunidade de conhecer os detalhes da história, bastidores e curiosidades sobre a encenação com o lançamento do documentário “Via Crucis: 25 anos”, que será realizado no dia 9 de dezembro (segunda-feira), às 20 horas, no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”, em Santa Bárbara d’Oeste, com entrada gratuita.
Com duração de aproximadamente 60 minutos, o documentário é produzido por meio da Lei “Paulo Gustavo” de Incentivo à Cultura e narra a história do Via Crucis de forma cronológica, a partir de relatos de diretores, produtores e integrantes do elenco, que apresentam a evolução e os principais momentos do espetáculo desde sua criação, em 1998.
“O Espetáculo Via Crucis tornou-se um elo entre a comunidade e profissionais ligados à produção cênica que, ano após ano, dedicam seu tempo e talento para manter viva essa manifestação cultural. O documentário resgata as diferentes perspectivas sobre a encenação, que já formou famílias, profissionais e talentos de várias áreas, como teatro, publicidade, assessoria de imprensa, cenografia, figurino, maquiagem, entre outras”, disse o diretor teatral Otávio Delaneza, um dos idealizadores do documentário.
A jornalista Paula Martim, redatora do documentário e integrante da encenação desde 2005, conta que a produção da obra audiovisual foi uma excelente oportunidade de revisitar a trajetória do espetáculo. “Esse resgate cultural nos permitiu rever fotografias, vídeos antigos e nos emocionar com os depoimentos. Foi uma chance de recordar os motivos principais que fazem essa encenação perdurar por tanto tempo: o amor do barbarense pela produção teatral e essa linda mensagem de fé e otimismo que o espetáculo transmite”, destacou.
Toda a comunidade está convidada a participar e prestigiar o lançamento desse emocionante documentário que celebra um marco na cultura de Santa Bárbara d’Oeste e na vida de tantas pessoas que fizeram parte dessa história.
Lei “Paulo Gustavo”: Incentivo à Cultura
Mecanismo do Governo Federal e criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, a Lei “Paulo Gustavo” é uma forma de atenuar os efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. A pandemia impactou significativamente o setor cultural nos últimos dois anos, sendo um dos últimos a retomarem as atividades. Seu nome é homenagem ao ator que morreu de Covid-19 em maio de 2021, aos 42 anos.
O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.
Serviço:
Lançamento do documentário “Via Crucis: 25 anos”
Data: 9 de dezembro de 2024, às 20 horas
Local: Anfiteatro Municipal Detinha Dagnoni | Avenida Monte Castelo, 1.000, Jardim Primavera – térreo, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Duração: 60 minutos
Entrada gratuita
Classificação: Livre
NOTÍCIAS RELACIONADAS
1ª Mostra de Artes dos Alunos do Programa “Caminhos da Cultura” compartilha aprendizados no dia 18 deste mês
Campanha “Fique Sabendo” tem início em Santa Bárbara
Manutenção em reservatório poderá afetar abastecimento de água na região do Romano nesta terça-feira