A Pastoral do Povo de Rua e a Cruz Vermelha SP são algumas das instituições à frente de campanhas em prol da população mais carente
Com a chegada da temporada de baixas temperaturas, um problema social fica ainda mais evidente aos nossos olhos: estamos falando das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social que sofrem ainda mais nas ruas com a chegada do frio.
Em contrapartida, cabe a nós, enquanto sociedade, buscar por ações que possam mitigar os efeitos do inverno para essa população, seja comprando roupas em promoção para doar ou ainda doando cobertores e itens de frio em bom estado.
Para quem mora na maior cidade do Brasil, São Paulo capital, listamos alguns dos diversos pontos de coleta de agasalhos para ajudar quem mais precisa, sendo que alguns contam com a possibilidade da doação ser feita em dinheiro. Confira!
Onde doar em São Paulo
Fundo Social de São Paulo
A Campanha do Agasalho 2023 é uma iniciativa coordenada pelo Fundo Social de São Paulo (órgão do governo do Estado) que visa arrecadar roupas de frio e cobertores novos ou usados em bom estado para pessoas em situação de rua, ou vulneráveis.
Há caixas de coleta nos terminais Jabaquara e Diadema da EMTU, nas estações Santana e Portuguesa-Tietê do Metrô, nas unidades da Sabesp das avenidas do Estado e Santos Dumont, nas estações Brás e Guaianazes da CPTM, nos postos do Poupatempo Sé e Lapa, além do depósito do Fundo Social, no Jaguaré.
Cruz Vermelha São Paulo
A Cruz Vermelha é uma das maiores Organizações Não Governamentais (ONGs) do mundo, com tradição e história no serviço humanitário a quem mais precisa de ajuda. Durante a temporada de frio, a instituição arrecada agasalhos e cobertores para a sua própria Campanha do Agasalho.
Existem diversos pontos de coleta dentro da cidade de São Paulo e região metropolitana, conforme o site da entidade, mas você também pode doar na sede, localizada em Indianópolis. Doações em dinheiro também são aceitas. Para mais informações, acesse o site da Cruz Vermelha.
Entrega por SP
Atuar em prol de pessoas que, muitas vezes, vivem completamente invisibilizadas. Este é o propósito da associação Entrega por SP que promove ações de entrega de alimentos, kits de higiene e, é claro, agasalhos e cobertores para a população de rua presente na capital. Para mais informações, acesse o site ou o Instagram da associação.
Pastoral do Povo de Rua
A Pastoral do Povo de Rua é coordenada há mais de 40 anos pelo padre Júlio Lancellotti, que ganhou ainda mais notoriedade pelo seu trabalho de ajuda a pessoas em situação de rua durante a pandemia de coronavírus. Quem deseja fazer doações de agasalhos e cobertores deve se dirigir à sede na Mooca, buscando por mais informações sobre como pode ajudar a instituição.
Solidariedade Vegan
A ONG Solidariedade Vegan é liderada pelo músico João Gordo e também tem como propósito ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assim, além de oferecer marmitas para esse público, a ONG ainda ajuda na arrecadação de roupas de frio. Os pontos de coleta do Solidariedade Vegan ficam na sede, localizada em Cambuci, Vila Madalena ou no Centro da cidade.
Sheik Rodrigo Jalloul
O sheik Rodrigo Jalloul é outro nome de destaque no meio beneficente destinado à população marginalizada da capital paulista. O religioso islâmico atua no combate à fome na região da Vila Matilde, na zona leste de São Paulo, trabalhando, por vezes, com o padre Júlio Lancellotti.
VEJA TAMBÉM
Aposentadoria especial: mudanças na idade mínima para quem trabalha em condições perigosas
Brasil conquista 9 medalhas de ouro e uma de prata na OLAA 2025
RJ: Faetec promove Seminário sobre saúde mental e educação inclusiva